23 C
Cuiabá
quarta-feira, fevereiro 25, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMT MAISMT entra em alerta laranja para tempestades até o final de fevereiro;...

MT entra em alerta laranja para tempestades até o final de fevereiro; entenda como se proteger

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas até o dia 27 de fevereiro. O aviso vale para todo o estado entre esta terça-feira (24) até sexta-feira (27).

Segundo o órgão, o estado pode enfrentar tempestades com ventos até 100 km/h, com fortes riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora.

Diante do risco provocado por chuvas intensas e ventos fortes, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso orienta a população a adotar medidas preventivas para evitar acidentes, como:

Recomendações durante tempestades

Em casaNa ruaPara motoristas
Permanecer dentro de casa;Procurar abrigo em locais cobertos e seguros;Não estacionar estacionar veículos embaixo ou próximo a árvore;
Desligar aparelhos da tomada para evitar curto-circuito;Não fique debaixo de árvores ou próximo a placas, postes, estruturas metálicas ou frágeisDurante chuvas fortes, permaneça dentro do veículo;
Manter portas e janelas fechadas;Não transite em áreas alagadas, pois a água pode ocultar buracos ou bueiros abertos;Não enfrentar áreas com acúmulo de água, procure um lugar seguro até a água abaixar;
Evitar a proximidade de janelas ou vidros;Não tocar em fios caídos, mesmo que sejam de telefonia ou internet;Mantenha os faróis acesos;
Mantenha mair distância entre os veículos;
Mantenha o capacete e cinto de segurança, conforme o veículo;
Transporte crianças apenas em assentos recomendados, como cadeirinha;

Após temporais, há também o risco de queda de árvores sobre vias, casas e veículos. Nesses casos, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado para realizar a remoção com segurança.

Se houver cabos rompidos no chão ou sobre veículos, a recomendação é isolar a área, manter distância e comunicar imediatamente a concessionária de energia ou o Corpo de Bombeiros.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -