O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas até o dia 27 de fevereiro. O aviso vale para todo o estado entre esta terça-feira (24) até sexta-feira (27).
Segundo o órgão, o estado pode enfrentar tempestades com ventos até 100 km/h, com fortes riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora.
Diante do risco provocado por chuvas intensas e ventos fortes, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso orienta a população a adotar medidas preventivas para evitar acidentes, como:
Recomendações durante tempestades
| Em casa | Na rua | Para motoristas |
| Permanecer dentro de casa; | Procurar abrigo em locais cobertos e seguros; | Não estacionar estacionar veículos embaixo ou próximo a árvore; |
| Desligar aparelhos da tomada para evitar curto-circuito; | Não fique debaixo de árvores ou próximo a placas, postes, estruturas metálicas ou frágeis | Durante chuvas fortes, permaneça dentro do veículo; |
| Manter portas e janelas fechadas; | Não transite em áreas alagadas, pois a água pode ocultar buracos ou bueiros abertos; | Não enfrentar áreas com acúmulo de água, procure um lugar seguro até a água abaixar; |
| Evitar a proximidade de janelas ou vidros; | Não tocar em fios caídos, mesmo que sejam de telefonia ou internet; | Mantenha os faróis acesos; |
| Mantenha mair distância entre os veículos; | ||
| Mantenha o capacete e cinto de segurança, conforme o veículo; | ||
| Transporte crianças apenas em assentos recomendados, como cadeirinha; |
Após temporais, há também o risco de queda de árvores sobre vias, casas e veículos. Nesses casos, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado para realizar a remoção com segurança.
Se houver cabos rompidos no chão ou sobre veículos, a recomendação é isolar a área, manter distância e comunicar imediatamente a concessionária de energia ou o Corpo de Bombeiros.
Dois suspeitos de chefiar o grupo foram presos de forma preventiva, e um deles está…
CST discutirá, em 180 dias, a integração entre cuidado e educação e novos encaminhamentos A…
Durante reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, o senador Jayme Campos (União-MT) fez um…
O estudante de Medicina Kelvin Figueiredo Sousa Silva, de 23 anos, está internado em estado…
Em solenidade no seu gabinete, na Assembleia Legislativa, o presidente do PSDB de Mato Grosso,…
O prefeito de Brasnorte, Edelo Marcelo Ferrari, destacou, nesta terça-feira (24) que a parceria com…