PF entra em fazenda para cumprir mandados de prisão preventiva em MT — Foto: Polícia Federal
Imagens gravadas pela Polícia Federal mostram o momento em que os agentes entram nesta segunda-feira (24) em uma fazenda investigada por suspeita de armazenar combustível para abastecer o garimpo ilegal na Terra Indígena em Sararé, localizada em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá (assista abaixo).
Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra três suspeitos que atuavam, segundo a investigação, como chefes do grupo, sendo que um deles está foragido. O território é um dos mais devastados na Amazônia Legal.
O grupo vendeu mais de quatro milhões de litros de diesel no período de 21 meses, segundo a PF. Essa movimentação chamou atenção dos policiais porque ocorreu em uma fazenda sem capacidadade para este tipo de produção e comercialização.
Além disso, a operação também cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres.
A investigação começou a partir de uma fiscalização realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), contando com o apoio da Polícia Federal e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em postos de combustíveis em Conquista d’Oeste e de Pontes e Lacerda, além de fazendas que possuíam reservatórios de óleo.
Dos 67 mil hectares, mais de três mil já foram devastados pela exploração ilegal de ouro.
Em quase dois meses de operação já foram destruídas na área mais de 160 escavadeiras, centenas de motores e estruturas diversas para suporte logístico das atividades ilegais.
Desde 2023, mais de 460 escavadeiras já foram neutralizadas durante ações de fiscalização em Sararé.
VIDEO:
Chuva começou por volta das 2h15 e foi acompanhada de ventos de até 60 km/h,…
Decisão vale de 23 a 26 de outubro e foi aprovada pelo Consepe após solicitação…
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), a Operação Fantasma,…
Os três senadores de Mato Grosso votaram a favor da proposta de emenda à Constituição…
A vice-governadora eleita de Mato Grosso, Gisela Simona (União Brasil), já começou a ocupar espaço…
Motoristas dos dois veículos não se feriram e assinaram o termo de recusa de encaminhamento…