O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã desta quinta-feira (5), a Operação “Extortion” para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em investigação que apura extorsões contra comerciantes de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
A ação conta com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, que atuam juntas no enfrentamento ao crime organizado.
As investigações apontam que integrantes de uma organização criminosa exigiam dinheiro de comerciantes mediante ameaças. O grupo também forçava a compra de determinados produtos de forma monopolizada e oferecia uma falsa “proteção”, usada para financiar suas atividades ilegais.
Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Barra do Garças e são cumpridos em Barra do Garças e Araguaiana.
A apuração começou após relatos de extorsão contra estabelecimentos da região. As diligências reuniram indícios que mostram a atuação sistemática do grupo na cobrança de valores ilícitos.
O nome da operação, “Extortion”, faz referência direta ao crime investigado.
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) é uma força‑tarefa permanente formada pelo força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) manteve a licitação da Prefeitura…
Policiais militares da Força Tática do 2° Comando Regional prenderam dois homens, de 32 e…
Município, que tem mais de 110,6 mil habitantes, é considerada o maior município produtor de…
A Rádio Assembleia 89,5 FM iniciou uma campanha inédita para divulgar a sua programação. A…
Luiz Fernando de Paula Cardoso, de 25 anos, considerado de alta periculosidade, morreu em uma…
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) esteve junto ao senador e pré-candidato ao governo…