24 C
Cuiabá
segunda-feira, março 9, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMT MAISVídeo gravado por pescador mostra peixes mortos no Rio Paraguai após atraso...

Vídeo gravado por pescador mostra peixes mortos no Rio Paraguai após atraso de cheias em MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra dezenas de peixes mortos boiando no Rio Paraguai, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. As imagens foram registradas por pescadores da região neste sábado (7) durante uma pescaria. (Video abaixo)

Segundo o doutor em recursos hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)Ibraim Fantin, o fenômeno está relacionado a um processo natural conhecido como decoada, que ocorre quando o excesso de matéria orgânica na água reduz a oxigenação do rio.

“É um processo natural que acontece no Pantanal durante o período de cheia. Quando o rio começa a encher, ele entra para dentro da planície, e tem contato com a matéria orgânica acumulada ao longo da seca. A decomposição dessa matéria consome o oxigênio da água, o que leva à morte dos peixes”, explicou Fantin.

O pesquisador destacou que, neste ano, a decoada o ocorreu fora do período habitual devido ao atraso nas chuvas e nas cheias

“No histórico do Pantanal, isso normalmente acontece em novembro ou dezembro. Mas, este ano, o início da inundação foi atrasado por conta do atraso significativo das chuvas. Ainda assim, é um processo muito comum na região”, afirmou.

O professor também chamou atenção para os impactos das mudanças climáticas na dinâmica das cheias do Pantanal.

“Não teve aquela chuva ampla, que aconteceu agora só em fevereiro, março. Isso é um problema, aí a gente tá vendo a desregulação do ciclo. Isso mostra uma desregulação do ciclo hidrológico. A inundação está atrasada e, após anos de estresse hídrico, essas alterações têm um impacto direto no funcionamento do ecossistema da região”, concluiu.

VIDEO:

 

>

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -