Categories: Politica MT

Câmara avança na aprovação de PLP de Jayme Campos que amplia faturamento de MEIs I MT

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 17, por unanimidade, o requerimento de urgência para o Projeto de Lei Complementar 108/2021, de autoria do senador Jayme Campos (União-MT), que amplia o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI). Com 430 votos favoráveis, a aprovação do pedido de urgência abre caminho para que a proposta seja analisada diretamente pelo plenário e, se aprovada, siga para sanção presidencial.

O texto eleva o limite de faturamento anual do MEI dos atuais R$ 81 mil para R$ 130 mil. Além disso, permite que o microempreendedor contrate até dois empregados, em vez de apenas um, desde que cada trabalhador receba, no mínimo, um salário mínimo ou o piso salarial da categoria.

A ampliação do teto da receita bruta anual representa um aumento de 60,5% e pode ampliar o número de empreendedores enquadrados nessa categoria. Segundo dados do governo citados na proposta, o Brasil contabilizava, em 2020, cerca de 11,2 milhões de microempreendedores individuais ativos, o equivalente a 56,7% do total de empresas em operação no país.

Criado para estimular a formalização de pequenos negócios, o regime do MEI oferece carga tributária reduzida e simplificada. O pagamento é feito por meio de uma única guia mensal, o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), independentemente de haver faturamento no período.

A aprovação da urgência reforça um movimento político iniciado em outubro do ano passado, quando deputados e senadores ligados às frentes parlamentares do livre comércio, dos serviços, das micro e pequenas empresas, da competitividade e do empreendedorismo feminino manifestaram apoio à tramitação célere da proposta apresentada pelo senador mato-grossense.

Jayme Campos vinha cobrando reiteradamente a votação do projeto, sob o argumento de que a demora tem provocado prejuízos aos microempreendedores. Segundo ele, a defasagem do atual limite de faturamento compromete a sustentabilidade dos pequenos negócios. “O resultado é que as empresas definham, perdem tração, reduzem investimentos, cortam empregos e acabam fechando ou migrando para a informalidade”, afirmou.

Na avaliação do senador, a aprovação definitiva da proposta pelo Congresso Nacional poderá produzir efeitos imediatos sobre a economia, com estímulo à geração de emprego e renda. Ele cita estimativas do Sebrae segundo as quais mais de 86 milhões de brasileiros são beneficiados, direta ou indiretamente, pelas pequenas empresas.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso amplia protagonismo nacional na assistência técnica rural com eleição na Asbraer

Escolha ocorreu durante assembleia da entidade, em Curitiba, e fortalece a participação de Mato Grosso…

7 minutos ago

PRF flagra garrafas térmicas com drogas dentro de ônibus na rodovia BR-364 em MT

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada desta quarta-feira (18), cerca de 10,6 kg…

11 minutos ago

VÍDEO: homem agride oficial de Justiça, foge e capota carro após perseguição policial em MT

Segundo a policia, após o acidente o suspeito foi preso e colocado a disposição da…

12 minutos ago

Corpo de Bombeiros socorre vítima presa em ferragens após acidente na MT-244

Para resgatar a vítima, foi necessário o uso de caminhões munck, macacos hidráulicos, esmerilhadeira e…

27 minutos ago

Emenda parlamentar garante 19º Campeonato dos Feirantes

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) participou, na segunda-feira (17), do sorteio das 10 equipes…

28 minutos ago

Mulher de 43 anos é encontrada morta dentro de casa em Nova Maringá I MT

  Valquíria Aparecida de Lima Sobral, de 43 anos, foi encontrada já sem vida e…

31 minutos ago