24.2 C
Cuiabá
quarta-feira, abril 15, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioEleições 2026: TRE abre inscrições para mesários em mais de 8 mil...

Eleições 2026: TRE abre inscrições para mesários em mais de 8 mil seções eleitorais de MT; veja benefícios

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) abriu inscrições para mesários que querem atuar como voluntários nas eleições 2026. Os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo móvel e-Título e pelo site do TRE-MT, na aba “Cadastro de Mesário Voluntário”.

Em outubro, mais de 2,5 milhões de mato-grossenses vão às urnas eletrônicas para escolher o presidente da República, governador, senadores, deputados federais e estaduais.

Em Mato Grosso, são 1.511 locais de votação, com 8.851 seções eleitorais espalhadas pelos 142 municípios do estado. Na eleição passada, foram 31.791 mesários e mesárias a serviço da Justiça Eleitoral.

“O mesário e a mesária são os representantes da Justiça Eleitoral na mesa receptora de votos. São eles que acolhem o eleitor, conferem documentos, organizam a votação e asseguram que cada voto seja registrado com segurança e respeito”, explicou a desembargadora Serly Marcondes Alves, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Benefícios

  • Quem atua nas eleições tem direito a dois dias de folga para cada dia de trabalho no pleito, além de dois dias de folga pelo treinamento.
  • Universitários podem ter a participação reconhecida como atividade extracurricular, conforme parcerias institucionais, e há ainda vantagens em concursos públicos, como critério de desempate previsto em edital.
  • Servidores públicos também podem contar o serviço prestado para fins de desempate em promoções, conforme estabelece o Código Eleitoral. No dia da eleição, os mesários também recebem auxílio-alimentação e uma certidão de serviço prestado à Justiça Eleitoral.

 

Regras para ser mesário

Para se tornar mesário, é preciso ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Não podem exercer a função, entre outros: candidatos e seus parentes até o segundo grau, membros do serviço eleitoral, autoridades e agentes policiais, além de ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo.

O eleitor que se inscreve como mesário voluntário pode, conforme a necessidade da zona eleitoral, ser designado também para outras funções relevantes, como coordenador de local de votação ou membro de junta apuradora, ampliando ainda mais sua contribuição para o processo democrático.

convocação dos mesários é feita pelo juiz eleitoral, por meio de edital, até 60 dias antes das eleições, e todos recebem orientações e treinamento prévio sobre local e horário de atuação.

Segundo o TRE, a inscrição, por si só, não garante a convocação. É preciso aguardar e acompanhar a publicação dos editais contendo os nomes das pessoas nomeadas. Em outros casos, o cartório eleitoral entra em contato por telefone.

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -