“Experiência inesquecível”: ação leva autistas e crianças da Rotam à Arena Pantanal

Iniciativa amplia acesso ao lazer e reforça ações de cidadania e proteção social no estado

“Trazer o meu filho ao estádio e assistir ao jogo da seleção tem um significado muito grande. E a possibilidade de trazer dois acompanhantes, a experiência se tornou ainda melhor. Somos muito bem tratados desde o agendamento até o final do jogo. Realmente é um tratamento inclusivo. Irei inscrevê-lo sempre que puder, para que ele tenha a oportunidade de retornar mais vezes.” O relato emocionado de Juliane Aline Costa Campos, mãe do pequeno Davi, resume o impacto de uma iniciativa que tem transformado o acesso ao lazer em uma ferramenta de inclusão social em Mato Grosso.

A experiência vivida por ela e pelos filhos durante o jogo da Seleção Brasileira Feminina contra a Coreia do Sul, realizado no último sábado (11.4), na Arena Pantanal, integra uma ação do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A iniciativa levou cinco sorteados do Camarote dos Autistas, com direito a dois acompanhantes cada, proporcionando um ambiente adaptado, acolhedor e seguro para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Juliane também destacou o impacto do Camarote dos Autistas e a importância de iniciativas que promovem inclusão e acolhimento.

“Para nós, mães, que enfrentamos dificuldades na inclusão devido ao preconceito, essa iniciativa tem um valor imenso. O Camarote dos Autistas é um projeto que dá mais visibilidade aos autistas, principalmente em um estado como Mato Grosso”, avaliou.

Outro ponto ressaltado por ela foi a importância da Carteira de Identificação do Autista (CIA) no dia a dia das famílias.

“A carteira de identificação representa uma oportunidade para as pessoas entenderem a condição do autista. A criança pode apresentar reações que não são intencionais, e a carteirinha auxilia na compreensão. Com o cordão de identificação, ele tem benefícios, tanto para que as pessoas compreendam sua condição, quanto para ter prioridade em determinados atendimentos. Isso ajuda as pessoas a compreenderem e não agirem com preconceito. Com a identificação, percebem que a reação não é intencional, mas sim decorrente da condição”, explicou.

Além do público atendido pelo camarote, a Setasc também beneficiou mais de 100 crianças e adolescentes do projeto social Grêmio Recreativo Esportivo Rotam, que tiveram a oportunidade de assistir à partida e vivenciar um momento de lazer, integração e valorização social.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou a relevância da ação conjunta e o papel dos projetos sociais no desenvolvimento das crianças.

“Um momento de festa na Arena Pantanal, trazer em parceria com a Rotam mais de 100 crianças que fazem parte do projeto social Grêmio Rotam. Gostaria muito de agradecer ao comandante da Rotam, aos colegas que estão à frente desse projeto e colocar sempre a Setasc à disposição. Tirar as crianças da rua, tirar as crianças de uma situação perigosa, é o que vocês fazem de importante. É um privilégio poder proporcionar para tantas crianças assistirem ao jogo da seleção”, afirmou.

O projeto social do Grêmio Recreativo Esportivo é um projeto esportivo de prevenção primária à segurança pública, realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão da Rotam, que atende gratuitamente cerca de 300 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos.

A presidente do projeto Grêmio Recreativo Esportivo Rotam, Sargento PM Luciana Jucá, que atua diretamente no acompanhamento das crianças, destacou a importância da experiência para o desenvolvimento social dos participantes.

“Para muitas dessas crianças, essa é a primeira vez dentro de um estádio, acompanhando um jogo da Seleção Brasileira. Essa parceria com a Setasc é fundamental, porque amplia horizontes e mostra que elas podem sonhar mais alto. O esporte já transforma a realidade delas no dia a dia, e momentos como esse fortalecem ainda mais esse processo de inclusão e cidadania”, ressaltou.

O Sargento PM Juniel Padilha, também ressaltou a relevância da iniciativa e o quanto a parceria contribui para ampliar o alcance do projeto social.

“Nosso objetivo é justamente abrir caminhos e criar novas perspectivas para essas crianças e adolescentes. Vivências como essa fazem com que eles passem a acreditar mais no próprio potencial e enxerguem novas possibilidades para o futuro. A parceria com a Setasc fortalece esse trabalho e permite que a gente alcance ainda mais jovens”, destacou.

As atividades do projeto incluem treinamentos de segunda a sexta-feira, nos períodos vespertino e noturno, além de jogos amistosos aos sábados e participação em competições com outras escolas, promovendo disciplina, cidadania e inclusão social.

Ao unir esporte, inclusão e políticas públicas, a ação reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso em proporcionar experiências significativas para crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, mostrando que o acesso ao lazer também é um direito e uma poderosa ferramenta de transformação social.

 

O Noroeste

Recent Posts

VÍDEO: macaco usa rabo como ponte entre árvores para travessia de companheiros em MT

O vídeo gravado por turistas mostra a inteligência e a sociabilidade da durante a travessia…

28 minutos ago

Estudantes da Rede Estadual já podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2026

A | A Os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso já podem solicitar à…

34 minutos ago

Juiz cita ‘violência exacerbada’ e mantém prisão de investigados por morte de jovem em MT

Julia Vitória do Prado da Silva, de 20 anos, foi encontrada morta com sinais de…

46 minutos ago

Operação resulta em prisões por crime ambiental e demolições de construções irregulares em Área de Preservação Permanente

A ação buscava combater os crimes de ocupação irregular e degradação de área protegida nas…

50 minutos ago

Botelho recebe Título de Cidadão Figueiropolense em reconhecimento aos serviços prestados

A Câmara Municipal de Figueirópolis d’Oeste concedeu, na última quinta-feira (9), o Título de Cidadão…

52 minutos ago

Pivetta anuncia professor da IFMT e ex-prefeito como secretário de Ciência e Tecnologia I Mato Grosso

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (13), o professor Dimorvan Alencar Brescancim como novo…

1 hora ago