26 C
Cuiabá
segunda-feira, abril 27, 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioMT MAISEm registro raro onça-preta é flagrada por câmeras de projeto em pousada...

Em registro raro onça-preta é flagrada por câmeras de projeto em pousada no interior de MT

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma onça-preta foi flagrada por câmeras de monitoramento acionadas por movimento em uma pousada em São José do Rio Claro, a 297 km de Cuiabá, na noite deste sábado (25). O registro coniderado raro por especialistas integra um projeto voltado ao monitoramento e identificação de animais silvestres na região.

As imagens mostram o animal de grande porte se aproximando com tranquilidade de uma das câmeras enquanto atravessa uma área de mata (veja abaixo).

Segundo Abigail Martin, presidente do Jaguar ID Project, responsável pela identificação dos felinos, em um ano de monitoramento foram flagrados ao menos quatro machos e duas fêmeas. Para ela, os registros reforçam a importância da área, que apesar do avanço do desmatamento no entorno demontra uma presença relevante da espécie na área.

“Quase não tem floresta lá, e em um ano conseguimos registrar várias onças. É um lugar muito importante para chamar atenção, porque ainda existem esses animais incríveis lá ”, afirmou.

Ainda de acordo com Abigail, a pelagem do animal se trata de uma variação genética incomum da onça-pintada, com registros raros na natureza, especialmente em áreas fragmentadas como a da região, que é cercada por plantações de soja e cana-de-açúcar.

“Capturar esse indivíduo em câmera é algo muito especial e de grande valor científico. Esse trabalho busca gerar base científica para reforçar a importância da proteção das áreas remanescentes”, destacou.

 

🐆 Onça-pintada preta

Conhecidas popularmente como onça-preta ou “pantera negra”, as onças-pintadas com pelagem escura apresentam essa característica devido a uma mutação genética chamada melanismo.

Fernando Tortato, da ONG Panthera, explicou que o melanismo é causado por um gene dominante e faz com que a coloração amarela típica da espécie fique preta, escondendo as manchas características.

“Dependendo da intensidade do melanismo, as manchas podem ficar levemente visíveis sob a luz. A variação é relativamente comum em biomas como Cerrado e Amazônia. No Pantanal, porém, não há registros confirmados de onças-pintadas com essa característica”, afirmou o especialista.

Registro integra um projeto voltado ao monitoramento e identificação das onças — Foto: Reprodução

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisment -