InícioCAMARA MUNICIPAL1ª Caminhada de Conscientização do TDAH promove informação e inclusão em Cuiabá

1ª Caminhada de Conscientização do TDAH promove informação e inclusão em Cuiabá

Em alusão à campanha Julho Laranja, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a Câmara Municipal de Cuiabá realiza neste sábado (11), a 1ª Caminhada de Conscientização do TDAH, no Parque Tia Nair, na capital. A concentração está marcada para as 8h30, com participação gratuita e aberta ao público.

O evento será um espaço de acolhimento, informação e fortalecimento da inclusão das pessoas neurodivergentes. A iniciativa é voltada a crianças, adolescentes, adultos, familiares, profissionais da saúde, educação e toda a sociedade, promovendo o diálogo sobre o TDAH e outras condições relacionadas à neurodiversidade.

Durante toda a programação, instituições parceiras do evento estarão presentes com estandes oferecendo orientações, acolhimento, informações sobre direitos, serviços especializados e atendimento ao público. O objetivo é aproximar as famílias da rede de apoio existente e ampliar o acesso ao conhecimento sobre a neurodivergência.

Além das atividades de conscientização, o evento contará com atrações para toda a família, espaço de convivência, atividades recreativas para as crianças e ações de bem-estar, como sessões gratuitas de massagem e aromaterapia, proporcionando momentos de cuidado e qualidade de vida aos participantes.

A iniciativa do evento é do vereador Alex Rodrigues (Podemos), em parceria com instituições e profissionais comprometidos com a promoção da inclusão e da saúde mental. A expectativa é reunir famílias, pessoas neurodivergentes, profissionais e apoiadores em uma mobilização que incentive o respeito às diferenças e combata o preconceito.

A caminhada, de acordo com o parlamentar, busca chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento multidisciplinar e conhecimento sobre o assunto.  “Queremos que este seja um espaço onde as pessoas se sintam acolhidas, respeitadas e compreendidas. Muitas famílias ainda enfrentam dificuldades para acessar informações, diagnóstico e apoio. A caminhada nasce para mostrar que ninguém precisa enfrentar esses desafios sozinho e que a inclusão começa pelo conhecimento e pela empatia”, informou a psicóloga Gabriela Souza.

A participação é gratuita e não exige inscrição prévia.

Serviço:

1ª Caminhada de Conscientização do TDAH
Data: 11 de julho (sábado)
Horário: 8h30
Local: Parque Tia Nair – Cuiabá
Entrada: Gratuita