Escolha foi confirmada após convenção realizada nesta terça-feira (4), em Cuiabá.
O Podemos confirmou apoio à candidatura de Otaviano Pivetta ao governo de Mato Grosso, após convenção realizada nesta terça-feira (4), em Cuiabá.
Otaviano Olavo Pivetta é um produtor agropecuário nascido em Caiçara (RS). Pivetta chegou ao estado de Mato Grosso em 1982. Em 2019, ele assumiu como vice de Mauro Mendes e se filiou ao Republicanos em 2022 para concorrer a reeleição na mesma chapa, obtendo 68% dos votos válidos. Desde março deste ano, Pivetta assumiu o governo do estado após Mauro Mendes anunciar a candidatura ao Senado.
Outras candidaturas aprovadas na convenção:
Deputados Estaduais:
- Adelcino Lopo;
- Beto Dois a Um;
- Alessadra Ferreira;
- Alex Rodrigues;
- Allan Kardec;
- Carlos Kan;
- Celso Banazeski;
- Salete Bergamin;
- Fabinho Tardin;
- Geovane Gamba;
- Janailza Taveira;
- Joize Marques;
- Karen Rocha;
- Gustavo Bang;
- Marcos Paulista;
- Mauro Savi;
- Max Russi;
- Meraldo Sá;
- Priscila Dourado;
- Rafael Machado;
- Sargento Casarin;
- Scheila Pedroso da Silva;
- Bira Ferreira;
- Ulysses Moraes;
- Valdeniria Dutra.
Deputados Federais:
- Delegado Fred Murta;
- Fernando Gorgen;
- Gisa Barros;
- Kalynka Meireles;
- Katiuscia Manteli;
- Neri Geller;
- Nelson Barbudo;
- Pastor Marcos Ritela;
- Coronel Roveri.
O Podemos vai disputar as eleições deste ano em Mato Grosso em coligação com o Republicanos.
Calendário de convenções
As convenções são os eventos em que os filiados dos partidos se reúnem para escolher os candidatos nas eleições. A data limite é 5 de agosto.
Na sequência, os nomes devem ser registrados no Tribunal Superior (TSE) até o dia 15 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia seguinte.
Nas eleições deste ano, em 4º de outubro, os brasileiros vão votar para:
- presidente;
- governador;
- Senado (duas vagas por estado);
- deputado federal;
- deputado estadual.
Trajetória de Otaviano Pivetta
Otaviano Olavo Pivetta nasceu em 10 de maio de 1959, em Caiçara, no Rio Grande do Sul. Produtor agropecuário, é pai de seis filhos e avô de quatro netos.
A trajetória política em Mato Grosso começou em Lucas do Rio Verde, onde exerceu três mandatos como prefeito. Ele assumiu o cargo pela primeira vez em 1997 e concluiu a última gestão em 2016, deixando a prefeitura com mais de 80% de aprovação popular.
Pivetta também ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Como deputado estadual, atuou em pautas relacionadas ao desenvolvimento regional e à modernização da administração pública.
Em 2018, foi eleito vice-governador de Mato Grosso. Quatro anos depois, em março de 2022, filiou-se ao Republicanos e disputou a reeleição na chapa encabeçada pelo governador Mauro Mendes.
A chapa foi reeleita no primeiro turno, com 1.114.549 votos, o equivalente a 68,45% dos votos válidos. Durante o mandato, Pivetta concentrou a atuação em áreas como educação, infraestrutura e apoio aos pequenos produtores. Em março de 2026, assumiu o governo de Mato Grosso.



