InícioEscavadeira usada em garimpo ilegal é destruída em terra indígena de MT;...

Escavadeira usada em garimpo ilegal é destruída em terra indígena de MT; veja vídeo

Uma operação resultou na inutilização de uma escavadeira e outros equipamentos usados na exploração ilegal de minérios na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 488 km de Cuiabá. A ação foi realizada entre sexta-feira e domingo, após as forças de segurança identificarem indícios de retomada do garimpo clandestino na região.

As equipes receberam informações sobre a movimentação de maquinário em áreas que já haviam sido utilizadas para o garimpo ilegal. Com base nos levantamentos, foram realizadas incursões e varreduras em pontos de difícil acesso dentro da terra indígena. (Video abaixo)

Durante as diligências, foram encontrados uma escavadeira, combustível e outros materiais utilizados na manutenção da atividade de extração ilegal de minérios.

Devido à dificuldade de remoção dos equipamentos, provocada pelas características geográficas da região, pela distância dos centros urbanos e pela logística necessária, o maquinário e os demais materiais foram inutilizados no local.

Além das ações em campo, os policiais realizaram diligências para identificar as pessoas envolvidas na exploração ilegal e os responsáveis pela instalação e utilização dos equipamentos.

A operação faz parte das ações de desintrusão e combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé. As forças de segurança devem continuar monitorando a região para impedir novas tentativas de retomada da atividade clandestina.

Participaram da operação equipes da Delegacia da Polícia Federal de Cáceres, da Delegacia Regional da Polícia Civil de Pontes e Lacerda, da Força Tática do 12º Comando Regional da Polícia Militar e da Rotam, de Cuiabá.

VIDEO:

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img