InícioMato GrossoEconomiaExportações de carne bovina de MT caem 7,7% em julho com recuo...

Exportações de carne bovina de MT caem 7,7% em julho com recuo das compras da China – O Mato Grosso

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


As exportações de carne bovina de Mato Grosso registraram queda em julho, influenciadas principalmente pela redução das compras da China. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), foram embarcadas 81,92 mil toneladas em equivalente carcaça.

O volume representa uma redução de 7,71% em relação a junho e de 8,46% na comparação com julho de 2025.

A maior retração veio do mercado chinês, principal destino da carne bovina mato-grossense. Em julho, foram enviadas 32,91 mil toneladas ao país asiático, uma queda de 35,34% frente ao mês anterior e de 38,58% em relação a julho do ano passado.

Segundo o Imea, o recuo está relacionado ao esgotamento da cota anual de importação estabelecida pela China. Com a limitação, os embarques ficaram restritos às cargas que já haviam sido negociadas anteriormente.

Apesar da forte redução das vendas para a China, outros mercados ampliaram as compras e ajudaram a amenizar a queda nas exportações do estado.

Na comparação com junho, os embarques cresceram 37,53% para o Chile, 66,65% para os Estados Unidos, 30,66% para o México e 24,20% para a Rússia. A Espanha apresentou a maior alta, com crescimento de 172,04%.

A expectativa, porém, é de que o impacto da redução das compras chinesas seja maior nos próximos meses, com tendência de diminuição no volume total exportado pelo estado.

De acordo com o Imea, a recuperação do fluxo de exportações para a China deve ocorrer somente a partir de novembro de 2026. Isso porque as novas compras passarão a ser contabilizadas na cota de importação do país para 2027.

Fonte: midiaJUR

- Advertisment -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img