Para estimular a produção sustentável de suínos, como prevê a Instrução Normativa SDA nº 113 de 2020 – que estabelece as boas práticas de manejo e bem-estar animal nas granjas de suínos de criação comercial – o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) em conjunto com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Alianima para colocar em prática a ação.
Segundo o Mapa, a assinatura representa um marco, promovendo o esforço conjunto em prol de melhorias na produção, trazendo uma nova estratégia de fomento às boas práticas para a cadeia suinícola.
Em 2016, o Mapa publicou uma resolução sobre a produção sustentável de carne suína. No documento, feito em parceria com a Embrapa, a utilização de todos os recursos de forma racional e o uso coerente dos recursos naturais são enfatizados.
No documento, a gestão racional da água e da ração no uso dos insumos básicos da produção são destacados como formas de aplicação para o bem-estar animal.
O secretário da SDI, Pedro Neto, disse que a iniciativa é um passo importante para o direcionamento da suinocultura brasileira, possibilitando o emprego de boas práticas e o bem-estar animal.
“Nosso intuito agora é estimular também o reconhecimento e a premiação dos atores cuja forma de produção tem como foco a sustentabilidade e a saúde de humanos e animais. Acreditamos que esta é uma excelente oportunidade para mostrar à sociedade brasileira e aos mercados internacionais como a suinocultura nacional está alinhada com as melhores práticas para o nosso futuro comum”, afirmou.
O Secretário da SDA, Carlos Goulart, parabenizou a ação. “Muita satisfação em ver que cinco anos após a publicação da IN SDA 113, diferentes atores estão unidos em prol da inovação da suinocultura, ao buscar reconhecer formalmente as empresas que já estão pondo em prática as diretrizes para fomentar mais saúde e bem estar dos animais, que é um dos grandes alicerces da SDA, de modo geral”.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, também comentou o acordo de cooperação. “Ações como essa incentivam ainda mais produtores e empresas a se engajarem, atendendo à demanda crescente dos consumidores e da sociedade por um padrão cada vez mais elevado de proteína de qualidade. A ABCS reafirma o compromisso com o desenvolvimento da suinocultura nacional, que segue em constante aprimoramento.”
De acordo com a médica veterinária e presidente da Alianima, Patrycia Sato, com o convênio, a instituição mantém compromissos com a indústria e acompanha a evolução dos produtores na implementação de melhorias na suinocultura.
“Agora, com o Acordo de Cooperação Técnica, podemos de forma mais assertiva reforçar o diálogo construtivo e reconhecer oficialmente os esforços dos produtores em se adequarem à Normativa”, afirma Sato.
Segundo a Polícia Federal, a operação foi deflagrada após o monitoramento de uma encomenda considerada…
Paulo Freitas trabalhava como motorista de aplicativo e estava desaparecido desde quinta-feira (5). Uma agenda…
Servidor de 52 anos foi preso preventivamente após perícia confirmar abuso contra mulher que estava…
Na noite desta quinta-feira (5), o município de Jaciara viveu um momento histórico com a…
A Carreta da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, instalada na Secretaria Municipal de…
Policiais militares do 6º Batalhão prenderam, na manhã desta sexta-feira (6), um homem suspeito de…