O mês de março é marcado pelo início da janela para o plantio do trigo safrinha no Cerrado, com previsão de semeadura de 200 a 250 mil hectares. O cultivo, realizado após a colheita da soja, ganha destaque pela diversificação das culturas e rentabilidade. A expectativa é um aumento de 5% a 10% na área plantada, com Goiás apresentando crescimento de até 15%.
A Embrapa destaca a importância de seguir as recomendações técnicas para o sucesso do plantio. A cultivar BRS 404, desenvolvida para o Cerrado, se destaca por sua resistência ao déficit hídrico e calor, além de promover a diversificação agrícola e o controle de pragas. A colheita, entre junho e julho, garante trigo de alta qualidade, livre de micotoxinas.
Pesquisadores alertam sobre a importância do manejo adequado do solo e do uso de cultivares específicas, levando em conta as condições climáticas e de solo. A semeadura deve ocorrer entre o início e o final de março, com práticas como o plantio direto e análise da umidade do solo para boas condições de crescimento.
Com produtividade de 35 a 65 sacas por hectare, o trigo safrinha tem se mostrado uma boa alternativa para os produtores, especialmente pela qualidade dos grãos, bem recebida pela indústria de panificação. A BRS 404 proporciona excelente palhada e rendimento superior, contribuindo para a sustentabilidade do sistema de produção.
Segundo a Polícia Federal, a operação foi deflagrada após o monitoramento de uma encomenda considerada…
Paulo Freitas trabalhava como motorista de aplicativo e estava desaparecido desde quinta-feira (5). Uma agenda…
Servidor de 52 anos foi preso preventivamente após perícia confirmar abuso contra mulher que estava…
Na noite desta quinta-feira (5), o município de Jaciara viveu um momento histórico com a…
A Carreta da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, instalada na Secretaria Municipal de…
Policiais militares do 6º Batalhão prenderam, na manhã desta sexta-feira (6), um homem suspeito de…