Categories: Featured

CPI do Transporte Público vai investigar contratos e impacto das obras do BRT em Cuiabá, diz vereadora


Conteúdo/ODOC – A vereadora Samantha Iris (PL) anunciou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades no transporte coletivo de Cuiabá vai realizar uma análise detalhada dos contratos firmados com as empresas que operam o sistema na capital. A medida, segundo ela, é uma resposta às constantes reclamações da população e ao compromisso firmado pelo prefeito Abilio Brunini (PL), seu marido, durante a campanha eleitoral.

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real), Samantha afirmou que a comissão vai se debruçar sobre os aspectos financeiros, tarifários e operacionais do sistema. O foco será verificar se os contratos estão sendo devidamente cumpridos, além de apurar a utilização dos recursos arrecadados e a transparência das empresas no repasse de informações.

“Vamos fazer uma varredura nos contratos e verificar ponto a ponto o que está sendo ou não cumprido. A população cobra respostas e é isso que vamos buscar com essa investigação”, declarou a parlamentar.

De acordo com Samantha Iris, o foco será verificar se os contratos estão sendo devidamente cumpridos

Entre os principais pontos de apuração da CPI estão a quantidade e as condições dos ônibus em circulação, a metodologia utilizada para definir o valor da tarifa e a destinação dos créditos não utilizados pelos usuários nos cartões do transporte público. A comissão também pretende avaliar o impacto das obras do BRT, que seguem sem conclusão e têm causado diversos transtornos à mobilidade urbana e à rotina de comerciantes e motoristas.

“A cidade está praticamente dividida ao meio por conta das obras. Precisamos pensar também no urbanismo, no planejamento e nas consequências que esse tipo de intervenção traz à vida dos cuiabanos”, acrescentou Samantha.

A CPI foi oficialmente instaurada na Câmara Municipal e, segundo a vereadora, as reuniões devem começar nos próximos dias. Quatro empresas atualmente operam o sistema de transporte coletivo na cidade e terão seus contratos submetidos ao escrutínio da comissão.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

21 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

21 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

21 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

21 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

21 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

22 horas ago