Categories: Agro.MT

Safra de Grãos 2024/25 no Brasil deve ser recorde, aponta Conab

Conab divulgou, nesta quinta-feira (10), o 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, confirmando a estimativa de recorde

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou a estimativa de uma safra recorde de grãos no Brasil para a temporada de 2024/25. O órgão projeta um volume de 330,3 milhões de toneladas. O 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Conab, indica um crescimento significativo de 10,9%. Isso representa um acréscimo de 32,6 milhões de toneladas, em comparação com o ciclo 2023/24.

De acordo com o órgão, a perspectiva de uma colheita histórica se confirma com o avanço da colheita das culturas de primeira safra. O aumento estimado na produção é resultado tanto de uma maior área plantada, com a incorporação de 1,7 milhão de hectares, totalizando 81,7 milhões de hectares, quanto das condições climáticas favoráveis registradas nas principais regiões produtoras durante a primeira safra.

“As perspectivas positivas para o clima também dão suporte para o desenvolvimento das culturas na segunda safra. Nesse cenário, é esperada uma recuperação da produtividade em 8,6%, estimada em 4.045 quilos por hectares”, destacou a companhia.

Soja

A soja continua sendo o principal produto cultivado na primeira safra e deve alcançar o maior volume já colhido no país, com uma previsão de 167,9 milhões de toneladas. Esse número supera em 20,1 milhões de toneladas o número da safra anterior. O Centro-Oeste, principal produtor de soja, deve registrar um novo recorde de produtividade média, chegando a 3.808 quilos por hectare. Em Mato Grosso e Goiás, a colheita da soja está em fase final, com produtividades recordes de 3.897 kg/ ha e 4.122 kg/ha, respectivamente. Com a colheita da soja avançada, o plantio do milho de segunda safra se aproxima da conclusão. A produção total do cereal está estimada em 124,7 milhões de toneladas, um aumento de 9 milhões de toneladas em relação ao ciclo passado. Para o algodão, a expectativa de produção recorde também se confirma, com uma área plantada de 2,1 milhões de hectares e uma produção de pluma esperada em 3,9 milhões de toneladas, 5,1% acima da safra anterior.

A colheita de arroz também segue em ritmo positivo, com mais de 60% da área plantada já colhida.  “As condições climáticas nas principais regiões produtoras, até o momento, são favoráveis para o desenvolvimento da cultura”, acrescentou o órgão.Já para o feijão, a Conab prevê um aumento de 2,1% na produção, podendo atingir 3,3 milhões de toneladas, impulsionado pela melhora na produtividade média das lavouras.

Milho

O aumento na estimativa da produção de milho também levou a Conab a elevar as previsões de consumo do grão, com uma expectativa de 87 milhões de toneladas para o mercado interno e 34 milhões de toneladas para exportação.

Mesmo com o aumento no consumo interno, o estoque final de milho deve alcançar cerca de 7,4 milhões de toneladas. Um cenário semelhante é previsto para o algodão, onde o aumento na produção permitirá um incremento no consumo e no estoque final. (Com Agência Brasil)

O Noroeste

Recent Posts

Mulher é presa após receber 60 notas falsas em encomenda em MT

Segundo a Polícia Federal, a operação foi deflagrada após o monitoramento de uma encomenda considerada…

15 horas ago

Advogado que desapareceu e teve documentos queimados é encontrado morto em MT

Paulo Freitas trabalhava como motorista de aplicativo e estava desaparecido desde quinta-feira (5). Uma agenda…

16 horas ago

Investigador é indiciado por estuprar detenta em delegacia de Sorriso

Servidor de 52 anos foi preso preventivamente após perícia confirmar abuso contra mulher que estava…

16 horas ago

Idealizada por Max Russi, Arena Celsão é inaugurada em Jaciara

Na noite desta quinta-feira (5), o município de Jaciara viveu um momento histórico com a…

16 horas ago

Carreta da Saúde da Mulher lota agenda e Secretaria reforça atendimentos até dia 10

A Carreta da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, instalada na Secretaria Municipal de…

16 horas ago

Homem é preso e diz que cometeu crime porque morador de rua havia mexido com sua irmã I MT

Policiais militares do 6º Batalhão prenderam, na manhã desta sexta-feira (6), um homem suspeito de…

16 horas ago