Categories: Featured

Centro de Detenção Provisória em MT tem mais que o dobro de detentos permitidos no espaço aguardando julgamento | Mato Grosso

Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, está enfrentando uma superlotação desde 2020. Atualmente, a unidade que possui 144 vagas, está com 343 detentos aguardando julgamento (mais de dois reeducandos por vaga).

Por esse motivo, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) moveu uma Ação Civil Pública (ACP), nesta terça-feira (15), solicitando a interdição da unidade e a imediata realocação dos detentos custodiados para outros presídios.

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informou que ainda não foi notificada sobre a ação da Promotoria de Justiça Criminal de Lucas do Rio Verde. Contudo, a secretaria esclareceu que já está em andamento um planejamento para a transferência dos reeducandos, que será efetivada nos próximos dias.

De acordo com o promotor de Justiça Osvaldo Moleiro Neto, a superlotação acaba por tornar insuficiente o número de policiais penais presentes na unidade para a segurança e contenção dos presos custodiados. O objetivo é garantir as condições mínimas de segurança, salubridade e acomodamento aos custodiados.

O documento alerta para os transtornos da superlotação, que pode causar instabilidade na segurança dos policiais penais e dos presos, assim como facilitar a formação de motim e tentativas de fugas.

Durante o acompanhamento da unidade realizado pela Promotoria de Justiça foi constatada a crescente superlotação de detentos, sem que providências fossem tomadas pelo estado, segundo o promotor.

Conforme a ação, o estado pode responder por omissão ilícita em não viabilizar o redimensionamento dos reeducandos para unidades prisionais com disponibilidade de vaga ou aumentar a capacidade das unidades prisionais. O promotor solicita ainda que seja fixada multa diária de R$ 1 mil por preso que permanecer custodiado no Centro de Detenção Provisória acima do excedente legal.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

4 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

4 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

4 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

4 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

5 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

5 horas ago