Categories: Featured

Receita de Família: dica para Páscoa é bolo de cenoura com cobertura de chocolate

👩‍🍳A dica do Receita de Família desta sexta-feira (18), vem direto da Cohab Primavera, em Várzea Grande. Quem compartilha o sabor e a história por trás do tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate é a pantaneira Maria Pinheiro, filha de pais pantaneiros, mãe de duas filhas e avó de dois netos.

Maria saiu de casa muito cedo de casa — aos 10 anos — para trabalhar cuidando de outra criança na capital. Aos 18 anos casou e formou a família.

A paixão pela cozinha nasceu dentro de casa. Vinda de uma família grande, com mais de 10 irmãos, ela sempre viveu cercada de encontros em volta da mesa, onde comida era sinônimo de carinho e união. “Essas reuniões familiares sempre foram minha inspiração na cozinha. O café da manhã é minha especialidade”, diz com orgulho.

Hoje, Maria mantém viva essa tradição através das receitas que faz com amor — e uma das preferidas da família é o bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Uma receita simples, cheia de sabor e história, como ela mesma descreve.

😋Confira a receita

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate da Maria Pinheiro — Foto: TVCA

Ingredientes da massa

  • 2 laranjas
  • 4 ovos
  • 1 copo de óleo
  • 2 copos de açúcar
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 2 cenouras raladas

 

Ingredientes da cobertura

  • 1/2 lata de leite condensado
  • 1/2 lata de creme de leite
  • 4 colheres de chocolate em pó
  • 2 colheres de margarina

 

Modo de preparo

Massa

No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o óleo, a laranja e o açúcar até ficar homogêneo. Despeje a mistura em uma tigela, acrescente a farinha de trigo e o fermento, e misture bem.

Transfira para uma assadeira untada e leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.

Cobertura

Em uma panela, coloque todos os ingredientes da cobertura e leve ao fogo baixo, mexendo até atingir o ponto de brigadeiro mole.

Pronto. Despeje a cobertura sobre o bolo ainda quente e sirva.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

49 minutos ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

1 hora ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

1 hora ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

1 hora ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

1 hora ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

1 hora ago