Categories: Politica MT

Saúde divulga dados do 3º Quadrimestre de 2024 em Cuiabá


A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) realizou, na tarde desta sexta-feira (25), a apresentação do Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre de 2024, em audiência pública na Câmara Municipal. A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza, foi a responsável por conduzir a exposição dos dados referentes ao período de setembro a dezembro de 2024.

O relatório apresentou a produção geral dos serviços de saúde próprios, contratados e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de informações sobre auditorias realizadas e execução orçamentária e financeira do período. Todos os secretários adjuntos da SMS participaram da audiência, assim como os vereadores Michelle Alencar, que presidiu a sessão, Ildes Taques e Alex Rodrigues.

Durante sua fala, Lúcia Helena explicou a importância da audiência. “Essa audiência é o cumprimento de uma formalidade legal que dispõe que, a cada quadrimestre, a gestão pública da saúde tem que vir à Câmara dos Vereadores para apresentar os números da gestão daquele período. Então hoje eu vim aqui para apresentar os números do último quadrimestre da gestão do prefeito anterior”.

A secretária destacou pontos preocupantes identificados nos dados, especialmente relacionados à saúde mental, às principais causas de internações e aos tipos de morbidade que mais afetam a população. Segundo ela, doenças do aparelho digestivo, aparelho respiratório e traumas por acidentes continuam liderando as causas de internações hospitalares, lotando as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Outro ponto de atenção levantado pela secretária foram as causas de óbitos registrados no período. “Chama muito a atenção o volume de óbitos por tumores, principalmente de mama, próstata e colo de útero. São doenças preveníveis. Se você faz seu exame preventivo periodicamente, como o CCO, a mamografia e o exame de próstata, é possível evitar esses óbitos. O tratamento precoce faz uma diferença muito grande, mas infelizmente ainda não temos isso na proporção que deveríamos”.

Lúcia Helena também comentou sobre o desafio de apresentar um relatório de uma gestão anterior. “É meio frustrante fazer isso, porque, na verdade você vai dar explicações daquilo que você não fez. A impressão que a gente tem é de que os recursos não foram utilizados da maneira ideal. Os números mostram como encontramos a saúde no início da gestão. Foi um trabalho verdadeiro o que levamos, e acredito que os vereadores conseguiram ver de forma fiel a realidade. Agora temos a obrigação de modificar esse cenário”.

A secretária reforçou que a atual gestão está focada em fortalecer a atenção primária, com um olhar mais cuidadoso para saúde mental e estratégias de prevenção de doenças, buscando alterar o perfil epidemiológico da cidade e melhorar o atendimento à população.

O Noroeste

Recent Posts

Força Tática prende homem por tráfico de drogas e apreende R$ 12 mil em espécie

Policiais militares da Força Tática do 4º Comando Regional prenderam um homem, de 30 anos,…

2 horas ago

Conselheiro Alisson Alencar assume Comissão de Transformação Digital do TCE

O conselheiro Alisson Alencar assumiu a Comissão Permanente de Transformação Digital e Disrupção (CPT2D) do…

2 horas ago

Jovens de 17 e 18 anos morrem em acidente entre moto e carreta; motorista fugiu

Dois jovens identificados como Maylon Vitor Gomes da Silva, 17 anos e João Lucas Santos…

2 horas ago

Esteticista de 43 anos morre 24 dias após ser atacada a facadas pelo ex-genro dentro de casa

A esteticista Ana Paula Lima Carvalho, de 43 anos, morreu na noite desta terça-feira (3),…

4 horas ago

Caminhoneiro morto em Sinop tinha 35 anos e levou 6 tiros; Video I MT

O caminhoneiro morto após desentendimento com um colega, na noite de terça-feira (3), foi identificado…

4 horas ago

Exportações aquecidas impulsionam preços do boi gordo e do bezerro em Mato Grosso

O ritmo acelerado das exportações brasileiras de carne bovina no início de 2026 começa a…

4 horas ago