Categories: Variedade

Fit Pantanal 2025 terá mais de 45 eventos técnicos, exposições, gastronomia e cultura

Feira deve ter curiosidades como o Encontro Nacional de Ufoturismo e uma testemunha do caso do ET de Varginha

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) anunciou oficialmente sua programação na noite de segunda-feira (28.4), durante evento realizado no Sesc Arsenal, em Cuiabá. Com o tema “Mato Grosso, gigante de oportunidades”, a edição 2025 da feira acontecerá de 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, e promete movimentar o setor turístico com uma programação ampla, diversa e estratégica, voltada à promoção de negócios, cultura e desenvolvimento sustentável.

A programação de 2025 será dividida em dois grandes eixos: a Expo Turismo, voltada para a exposição, gastronomia, agricultura familiar, artesanato e a comercialização de produtos turísticos; e a Aldeia do Conhecimento, que reunirá mais de 45 palestras e oficinas com foco no Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável e previsão de capacitar cerca de 3 mil pessoas nos quatro dias do evento.

Pela primeira vez, a FIT sediará o Fórum de Investimentos em Turismo, marcado para o dia 5 de junho, na sede da Fecomércio. O evento reunirá prefeituras com potencial turístico e empresários interessados em investir em infraestrutura como hotéis e equipamentos turísticos, com apoio do Ministério do Turismo e da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Também está confirmada a realização do Encontro da Amazônia Legal de Turismo de Fronteira, com representantes dos 11 estados que integram a região. A reunião discutirá políticas conjuntas para o fortalecimento do turismo regional. Outro ponto de destaque será a articulação entre Acre, Rondônia e Peru para reativar a rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, conectando os biomas por um corredor econômico e cultural.

Entre os eventos paralelos, chama atenção o Encontro Nacional de Ufoturismo, que reunirá estudiosos do fenômeno dos OVNIs, incluindo uma testemunha do caso ET de Varginha.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, defendeu a FIT como um marco de uma política pública de turismo construída ao longo de quatro décadas.

“O Pantanal é único no mundo, mas precisamos divulgar também nossa culinária, nossa cultura. Turismo é economia, e Mato Grosso agora passa a integrar as ações de promoção internacional ao lado do agronegócio”, disse.

Ele anunciou ainda que duas servidoras da Secretaria Adjunta de Turismo estão a caminho da China para representar o estado na primeira feira internacional com participação direta de Mato Grosso, para divulgar o Estado na Ásia. Além de avanços na infraestrutura turística e o Parque Novo Mato Grosso, que deve se tornar um dos maiores centros de eventos da América do Sul.

O presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a grandiosidade e o potencial do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. Ele lembrou que em 2024, a FIT recebeu mais de 65 mil visitantes e contou com a participação de 105 artesãos, 60 estandes da agricultura familiar de 47 municípios e 24 espaços gastronômicos. A expectativa para este ano é superar os números e fortalecer a marca de Mato Grosso como destino turístico global

“Ao longo dos anos acumulamos experiências e nos orgulhamos do crescimento contínuo de cada edição. Nosso trabalho está alinhado com o tripé do desenvolvimento: econômico, social e sustentável”, afirmou, ressaltando o apoio dos parceiros públicos e privados, e o papel fundamental da imprensa na projeção do evento”.

Segundo o diretor técnico do Sebrae-MT, André Schelini, a entidade terá uma participação estratégica nesta edição, com ações voltadas à valorização dos destinos turísticos regionais, como o Fan Tour com operadores nacionais e internacionais, e rodadas de negócios com expectativa de gerar R$ 15 milhões em oportunidades.

“Mato Grosso é um celeiro não só do agro, mas de cultura, arte e turismo sustentável. A FIT é vitrine para iniciativas internacionais, como a Visit Brasil Gallery, focada no bioma Pantanal, e a presença de correspondentes internacionais em pré-estreias exclusivas, que vão divulgar os atrativos do estado em mídias globais”.

No encerramento da solenidade, os presentes foram surpreendidos com o lançamento da mascote oficial da FIT Pantanal, apresentado em um vídeo especial.

A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur), e do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Tem apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a parceria do Sebrae e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf).

O Noroeste

Recent Posts

Esteticista de 43 anos morre 24 dias após ser atacada a facadas pelo ex-genro dentro de casa

A esteticista Ana Paula Lima Carvalho, de 43 anos, morreu na noite desta terça-feira (3),…

28 minutos ago

Caminhoneiro morto em Sinop tinha 35 anos e levou 6 tiros; Video I MT

O caminhoneiro morto após desentendimento com um colega, na noite de terça-feira (3), foi identificado…

33 minutos ago

Exportações aquecidas impulsionam preços do boi gordo e do bezerro em Mato Grosso

O ritmo acelerado das exportações brasileiras de carne bovina no início de 2026 começa a…

43 minutos ago

Contador atuava em esquema anterior com prejuízo de mais de R$ 45 milhões aos cofres públicos

O contador Marcelo Rodrigues de Arruda, alvo da Operação CNPJ na Cela, apontado como arquiteto do…

51 minutos ago

Seis são presos em operação contra grupo investigado por exploração ilegal de madeira em terra indígena de MT

Grupo também é suspeito de envolvimento em ameaças, intimidações e atos de violência, principalmente contra…

1 hora ago

Missão chinesa amplia agenda de prospecção em Mato Grosso para além do agronegócio

A visita de um grupo de empresários e pesquisadores chineses a Mato Grosso, na manhã…

1 hora ago