Categories: ALMT

Wilson Santos quer Pantanal incluído nas prioridades do Fundo Amazônia

Durante reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (29), para tratar sobre as ações preventivas e de combate aos incêndios florestais nos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia no âmbito de Mato Grosso, o deputado estadual Wilson Santos (PSD), que é membro titular da comissão, demonstrou preocupação quanto à falta de investimentos e projetos que possam contribuir nos aspectos socioeconômico e ambiental da região pantaneira.

Em 2024, o Pantanal sofreu com queimadas que atingiram proporções – em que cerca de 17% de toda a sua extensão territorial foi consumida pelo fogo. Isso representa aproximadamente 2,6 milhões de hectares devastados, dentro de um total estimado de 15 milhões de hectares que compõem o bioma. As informações são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“As queimadas causam mudanças climáticas e o Pantanal se torna mais seco e a baixa umidade faz com que a vegetação nativa se torne suscetível ao fogo. Precisamos de ações efetivas de prevenção e combate a queimadas, promoção de ecoturismo, desenvolvimento econômico para pequenas comunidades que existem na região, beneficiando ribeirinhos, pescadores e os povos originários. O Brasil simplesmente vive de costas para esse bioma que é considerado um dos mais atraente do planeta. É preciso tratar o Pantanal de forma séria”, posicionou o parlamentar.

Wilson Santos anunciou a apresentação da Indicação n° 3.811/2024, em que solicitou ao governo federal, por  meio do Ministério do Meio Ambiente, a inclusão do Pantanal entre as áreas prioritárias do Fundo Amazônia. A proposta visa destinar parte dos recursos do fundo à prevenção e mitigação de danos ambientais no bioma.

“O que me preocupa é a ausência de um projeto nacional para o Pantanal. Vivemos apenas de medidas emergenciais. É um bioma que representa um patrimônio da humanidade e está abandonado. Por isso, propus que o Ministério do Meio Ambiente utilize parte dos recursos do Fundo Amazônia para o Pantanal. Não é justo que esses milhões beneficiem apenas a Amazônia”, afirmou o deputado.

Fundo Amazônia  – Criado em 2008, o Fundo Amazônia tem o objetivo de financiar iniciativas voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa por meio do combate ao desmatamento e à degradação florestal, sendo que no ano de 2024, recebeu R$ 643 milhões. Ele é gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que também é responsável pela seleção e acompanhamento dos projetos apoiados.

O Noroeste

Recent Posts

Esteticista de 43 anos morre 24 dias após ser atacada a facadas pelo ex-genro dentro de casa

A esteticista Ana Paula Lima Carvalho, de 43 anos, morreu na noite desta terça-feira (3),…

1 hora ago

Caminhoneiro morto em Sinop tinha 35 anos e levou 6 tiros; Video I MT

O caminhoneiro morto após desentendimento com um colega, na noite de terça-feira (3), foi identificado…

1 hora ago

Exportações aquecidas impulsionam preços do boi gordo e do bezerro em Mato Grosso

O ritmo acelerado das exportações brasileiras de carne bovina no início de 2026 começa a…

1 hora ago

Contador atuava em esquema anterior com prejuízo de mais de R$ 45 milhões aos cofres públicos

O contador Marcelo Rodrigues de Arruda, alvo da Operação CNPJ na Cela, apontado como arquiteto do…

2 horas ago

Seis são presos em operação contra grupo investigado por exploração ilegal de madeira em terra indígena de MT

Grupo também é suspeito de envolvimento em ameaças, intimidações e atos de violência, principalmente contra…

2 horas ago

Missão chinesa amplia agenda de prospecção em Mato Grosso para além do agronegócio

A visita de um grupo de empresários e pesquisadores chineses a Mato Grosso, na manhã…

2 horas ago