Categories: Agro.MT

Desafios de logística são compensados com eficiência e produtividade no campo em MT

Pensando em trazer novidades para o setor agrícola, a empresa Case IH, que produz maquinários de alta tecnologia, lançou neste mês cerca de 16 produtos que atendem principalmente o produtor do Mato Grosso. Além do estado estar a frente da produção agrícola, ele se destaca devido à busca por ferramentas que potencializem o trabalho no campo.

O vice-presidente da Case IH para América Latina, Christian Gonzalez, contou como as maquinas fornecidas pela empresa possuem um foco especial para as necessidades do produtor mato-grossense.

“Os nossos investimentos hoje são muito focados no produtor do Mato Grosso, no grande produtor, no produtor que tá buscando eficiência. A maior colheitadeira do mundo, pulverizadores de linha nova, inclusive com aplicação bico a bico para economia, são justamente focados em aplicações do tipo que a gente vê em Mato Grosso e a necessidade do produtor do Mato Grosso. Então assim, acho que estado é uma referência”, contou.

Com um centro de distribuição de peças em Cuiabá, a Case Ih possui um suporte de rede de concessionários para atender a demanda da região mato-grossense, focado na atualização diária da tecnologia.

“A cultura de pessoa que colonizou o Mato Grosso é de estar sempre à frente e tá buscando novidades, fazer diferente. E a gente continua vendo isso hoje, na busca por novas tecnologias, em fazer diferente, em desbravar e em resolver problemas. Então, é muito proativo o produtor do Mato Grosso”, explicou.


Christian conta que a Case IH está respondendo ao produtor que cobra e busca maior eficiência nos equipamentos, com um maior resultado. “Por isso, buscamos sempre soluções com menor custo e maior produtividade. O Mato Grosso fica longe dos pontos de escoamento de produção e tem um custo importante de transporte. Então, para isso a gente tem que trazer soluções que realmente fazem com que ele seja extremamente competitivo”.

Além de possuir Mato Grosso como seu principal foco e referência, a Case IH mantém uma fazenda teste localizada no município de Água Boa, onde são feitos experimentos de tecnologia, efetividade de máquinas e um maior estudo sobre as necessidades do produtor.

“A gente foi para Água Boa porque ela possui uma condição extremamente remota com pouca conectividade. Então o que a gente tentou buscar foi uma área que fosse ‘a pior dos casos’ na situação do problema que a gente tava querendo resolver. Porque funcionando bem em Água Boa, significa que a gente poderia aplicar a mesma tecnologia em várias outras regiões”.

Com máquinas cada vez mais modernas, se faz necessário não somente a internet, como o fácil entendimento de tanta tecnologia por parte do operador das máquinas. Por isso, a Case IH possui uma parceria com o Senai, que realiza cursos para melhor entendimento dos aparelhos.

“No Mato Grosso, a gente tem parceria com o Senai, que nos ajuda a fazer essa extensão de conhecimento tanto para as nossas concessionárias, mas também para os operadores de máquina dos nossos clientes. Então ele trabalha nessa mão dupla, para que um operador bem treinado, saiba ajustar e regular bem a máquina e tirando o máximo de produtividade dela. Por exemplo, algumas máquinas com o piloto automático desligado, a pessoa está jogando dinheiro fora, um investimento que ele pagou por aquilo”, finalizou.

O Noroeste

Recent Posts

Acervo do Memorial de Dante de Oliveira volta à praça em Cuiabá após 25 dias de retirada

A homenagem havia sido retirada no dia 12 de janeiro, mesma data do falecimento da…

11 horas ago

“São Pedro da Cipa nunca recebeu tantos investimentos do Estado; são recursos que fazem a diferença”, afirma prefeito

Novos investimentos de mais R$ 4,3 milhões foram anunciados pelo vice-governador Otaviano Pivetta durante agenda…

12 horas ago

PT confirma apoio a Natasha Slhessarenko ao Governo e quer ampliar arco de aliança em MT

Presidente do PT de Mato Grosso, ex-deputada federal Rosa Neide, diretora executiva da Companhia Nacional…

12 horas ago

Pintor morre após levar choque elétrico e sofrer queda de 5 metros durante o trabalho

O pintor José Jandro de Souza, de 50 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (5)…

12 horas ago

Educação convoca mais 1.125 candidatos classificados no processo Seletivo Simplificado

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está convocando mais 1.125 novos candidatos classificados…

12 horas ago

Arena Pantanal será a passarela do Desfile de Carnaval neste fim de semana; veja programação

A Arena Pantanal será a passarela, pelo segundo ano consecutivo, do Desfile de Carnaval, que ocorre…

12 horas ago