Categories: Featured

Justiça suspende cobrança retroativa de ICMS feita pela Energisa a produtores de energia solar em MT


Conteúdo/ODOC – A Justiça de Mato Grosso concedeu liminar que proíbe a concessionária Energisa e o Fisco Estadual de realizarem a cobrança retroativa de ICMS sobre a energia elétrica produzida por consumidores com micro e minigeração solar, no período entre setembro de 2017 e março de 2021. A decisão foi proferida pela desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, na última terça-feira (30).

A medida atende pedido da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que ingressou com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), alegando que a cobrança, baseada na Informação 131/2021 da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), viola diversos dispositivos da Constituição Estadual, inclusive os que tratam da proteção à propriedade privada, limitação do poder de tributar e incentivo à sustentabilidade.

Segundo a decisão, a Energisa começou a notificar consumidores de energia fotovoltaica desde o segundo semestre de 2024, exigindo o pagamento do tributo com efeito retroativo, sob alegação de que a isenção anterior foi concedida em desacordo com convênio do Confaz (ICMS 16/2015). A concessionária atua como agente arrecadador do imposto, que seria devido ao Estado.

Para o Judiciário, no entanto, não há fato gerador de ICMS na operação entre o consumidor e a distribuidora, pois se trata de um “empréstimo gratuito de energia excedente” — ou seja, sem operação mercantil. “Não ocorre circulação jurídica de mercadoria, o que torna a cobrança ilegal”, afirma a liminar.

A desembargadora destacou ainda que a cobrança retroativa vai na contramão da decisão anterior do próprio TJMT, que julgou inconstitucional a incidência de ICMS nesse tipo de operação (ADI 1018481-79.2021). Na ocasião, o Tribunal modulou os efeitos da decisão para valer apenas a partir de 15 de fevereiro de 2022, sem autorizar qualquer tipo de cobrança retroativa.

“Trata-se de medida de urgência para impedir prejuízos graves a milhares de consumidores que investiram em energia limpa e acreditaram na estabilidade jurídica do sistema”, argumentou a relatora. A decisão também proíbe novas autuações e notificações com base na norma suspensa até que o mérito da ação seja julgado.

O Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e a direção da Energisa em Mato Grosso foram oficialmente notificados para cumprimento imediato da medida.

O Noroeste

Recent Posts

02 adolescentes de 17 anos morrem em capotamento de caminhonete em MT

Os adolescentes Andriel Nunes e Thiago Ribeiro, ambos de 17 anos, morreram na madrugada desta segunda-feira…

4 horas ago

‘Empresas fantasmas’ eram usadas na lavagem de dinheiro de facção envolvida com tráfico de drogas em MT

Além disso, as contas bancárias das esposas dos três principais suspeitos também foram usadas para…

4 horas ago

VÍDEO: polícia apreende 29 animais silvestres em casa de Cuiabá

Durante a vistoria, os agentes encontraram 58 animais, entre répteis e aracnídeos. Desse total, 29…

4 horas ago

Primeira vítima de motorista suspeito de atacar mulheres se fingiu de morta para escapar de mais agressões, diz polícia de MT

Emanuel Adolfo Wahlbrinck Jauer, suspeito de atacar três mulheres em menos de 24 horas, morreu…

4 horas ago

VÍDEO mostra motorista de caminhonete suspeito de atacar mulheres atropelando 2ª vítima em MT

Emanuel Adolfo Wahlbrinck Jauer, de 22 anos, fez três vítimas mulheres em menos de 24…

5 horas ago

Em entrevista, Moretto fala sobre Hospital Regional de Pontes e Lacerda e esclarece repercussão de vídeo

O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) esclareceu, nesta segunda-feira (23), durante entrevista à Rádio Conti…

5 horas ago