Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) declarou apoio à criação da federação partidária entre o União Brasil e o Progressistas, batizada de “União Progressista”, apesar de lamentar a ausência do Republicanos no novo grupo político. A federação, já considerada a maior força partidária do país, reúne números expressivos e deve influenciar diretamente as articulações para as eleições de 2026.
“Gostaria que o Republicanos também estivesse conosco aqui em Mato Grosso, junto com o União e o PP. Mas mesmo assim está de bom tamanho. A federação tem tudo para ser protagonista no próximo pleito”, avaliou Botelho, em entrevista recente.
A nova composição partidária promete dominar o Congresso Nacional. Com 109 deputados federais e 14 senadores, o bloco ultrapassou o PL e passou a liderar tanto a Câmara quanto a representação no Senado, empatando com PSD e o próprio PL nesse último caso. No Executivo estadual, a federação também se sobressai: soma seis governadores, entre eles Mauro Mendes, de Mato Grosso.
No estado, a coordenação da União Progressista ficará a cargo de Mendes, presidente estadual do União Brasil, e do deputado Paulo Araújo, que comanda o Progressistas. A expectativa é que, com essa união, a federação garanta a maior bancada na Assembleia Legislativa nas eleições do ano que vem.
Segundo Botelho, o grupo tem condições de eleger entre seis e sete deputados estaduais em Mato Grosso, além de contribuir com força nas disputas por cargos majoritários. “É um movimento importante, que fortalece a nossa base e nos posiciona para eleger senador, governador, deputados estaduais e federais”, ressaltou.
Ele também negou qualquer desconforto com a criação da nova federação. “Sigo firme no partido. Não há motivo para sair ou se sentir ameaçado. É uma aliança que soma e nos torna mais competitivos”, completou.
Além do peso no Legislativo, a União Progressista ainda contará com 1.350 prefeituras e mais de 12 mil vereadores em todo o país, além de um dos maiores fundos eleitorais do país, o que deve garantir ampla capacidade de articulação política e financeira para os próximos anos.
Região tem sido alvo de sucessivas operações para conter o avanço do garimpo ilegal, que…
Os candidatos devem realizará o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral até o dia 15…
Começa nesta sexta-feira (7) a primeira edição do Mato Grosso AgroFestival, evento que transforma o…
Mendes negou irregularidades, defendeu a legalidade da medida e acusou adversários de usarem a investigação…
Um homem identificado como Célio Santana Alves, de 47 anos, foi brutalmente assassinado na madrugada…
Em entrevista à imprensa, o presidente estadual do Partido Liberal (PL) em Mato Grosso, Ananias…