Categories: Featured

Saúde realiza captação de órgãos em MT e salva seis pacientes na fila de espera


A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou, na noite deste domingo (4), uma cirurgia de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Foram captados um coração, um fígado, dois rins e duas córneas, que vão beneficiar seis pacientes que esperam na fila por um transplante. O procedimento começou às 20h16 e terminou às 22h40.

As equipes captadoras vieram do Paraná e de Brasília em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e tiveram suporte logístico da Casa Militar do Paraná e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-MT), além de participação de integrantes da CET.

Esse foi a quinta captação de múltiplos órgãos de 2025 em Mato Grosso, sendo que a quarta havia sido realizada na última quinta-feira (1). Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

“Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país graças à solidariedade de famílias que estão enlutadas e ao esforço das equipes da Central Estadual de Transplantes. Parabenizo as equipes pelas captações já realizadas neste ano e pelo trabalho ágil que salva vidas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, destacou que o órgão investe em capacitações voltadas para os profissionais dos hospitais que podem notificar doações.

“No ano de 2024, foram realizadas junto aos hospitais notificadores de Mato Grosso dez turmas e, neste ano de 2025, já estamos realizando esta semana a segunda capacitação de 2025”, afirmou.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, explicou que a gestão estadual tem trabalhado para conscientizar os profissionais e as famílias dos possíveis doadores de órgãos, além de ter feito a reativação do transplante de rim em Mato Grosso. 

“O Estado de Mato Grosso dedicou muitos esforços para a reativação do transplante renal no Estado. Graças ao empenho das equipes, já contamos novamente com esse serviço”, concluiu Fabiana.

O Noroeste

Recent Posts

Pai acusado de matar filho de 2 anos por ciúmes da ex vai a júri popular em MT

Justiça manteve quatro qualificadoras contra Rairo Andrey Borges Lemos e determinou que ele continue preso.…

10 horas ago

Procurado por morte de esposa em MT tem histórico de violência e escondia armas, diz polícia

Diogo Tavares, de 42 anos, fugiu após supostamente ter atirado contra Sirlei Gomes de Oliveira,…

10 horas ago

Suspeito de matar irmão com golpe de facão é preso em MT

Homem de 44 anos, que não teve a identidade divulgada, havia fugido de moto após…

10 horas ago

Professor de direito da UFMT investigado por assédio e ameaça é preso por descumprir medidas judiciais

Segundo a decisão, Saulo Rodrigues teria violado restrições impostas pela Justiça menos de um mês…

10 horas ago

Alerta de baixa umidade do ar em Cuiabá segue válido até a noite desta segunda-feira I MT

O alerta de baixa umidade do ar emitido pela Defesa Civil para Cuiabá e outras…

10 horas ago

Pivetta acompanha retomada do abastecimento em Várzea Grande I Mato Grosso

O governador Otaviano Pivetta esteve, no sábado (8.8), na comunidade Formigueiro, em Várzea Grande, onde…

10 horas ago