Categories: Featured

Sindicatos buscam respaldo institucional junto aos Poderes sobre PEC da RGA


Em mais um passo rumo à construção de uma proposta sólida e consensual para a Proposta de Emenda Constitucional que trata da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos de Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) participou, nesta segunda-feira (5), de uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca.

O encontro contou também com a presença do deputado Lúdio Cabral (PT), da presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Mato Grosso (Fessp-MT), Carmen Machado, e de representantes de diversas entidades sindicais.

O foco da reunião foi a análise da constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 01/2025, que trata da recomposição inflacionária dos salários dos servidores estaduais.

“Foi uma reunião de trabalho muito produtiva. Discutimos a constitucionalidade dos temas abordados e ouvimos o posicionamento do procurador-geral, que nos trouxe luz sobre aquilo que pode ou não ser alterado, com base na jurisprudência do STF”, destacou Janaina.

A deputada enfatizou a importância de avançar com cautela e responsabilidade, respeitando os limites legais e orçamentários do Estado. “Ainda não temos uma convicção sobre a forma de vinculação do índice. Por isso, pedimos que o projeto não avance na tramitação neste momento, para que possamos construir uma redação de consenso com todas as entidades representativas dos servidores”, explicou.

Diálogo com instituições estratégicas

A reunião com o Ministério Público integra uma série de encontros promovidos pela comissão especial da Assembleia Legislativa, liderada por Janaina Riva, com o objetivo de ouvir diferentes setores da sociedade antes da conclusão da proposta.

No início de abril, os deputados se reuniram com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, que se comprometeu a auxiliar na busca por um consenso entre o governo e os servidores. O TCE também ofereceu apoio técnico para a construção de uma proposta viável e juridicamente segura.

A comissão também já dialogou com representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), que manifestaram apoio à recomposição salarial, reconhecendo o impacto positivo que ela pode gerar na economia estadual.

Próximos passos

A próxima agenda da comissão será com representantes do Poder Judiciário, dando continuidade ao processo de escuta ampla e construção coletiva da PEC da RGA. A expectativa é de que todas as agendas sejam concluídas até os meses de junho e julho, possibilitando a apresentação de um texto final equilibrado, que atenda às demandas dos servidores sem comprometer a responsabilidade fiscal do Estado.

“Estamos lidando com o futuro de milhares de famílias. Isso exige responsabilidade e transparência de todos os envolvidos nesse debate”, finalizou Janaina.

O Noroeste

Recent Posts

Vídeo; Jovem de 26 anos é identificado como vítima de grave acidente entre Ônix e carreta na MT-010

A vítima fatal do acidente envolvendo um Chevrolet Ônix e uma carreta bitrem na tarde…

24 minutos ago

Sessão especial na ALMT celebra trajetórias de destaque em Mato Grosso

Na noite de sexta-feira (22), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial…

28 minutos ago

Venda de ingressos em casa de shows de Cuiabá entra na mira do Ministério Público

A 6ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Consumidor de Cuiabá expediu, na quinta-feira…

39 minutos ago

MT é o estado com maior número de pessoas resgatadas em situação de trabalho escravo

A Comissão Pastoral da Terra no estado de Mato Grosso (CPT-MT) lançou o relatório “Conflitos…

41 minutos ago

Dia Livre de Imposto terá produtos sem tributos em Cuiabá nesta quinta-feira

Para demonstrar na prática o peso e quanto o cidadão paga em impostos no dia…

42 minutos ago

Madeireira terá que pagar dano moral de R$ 150 mil e pensão a filho de eletricista morto em serviço

O filho menor de idade de um eletricista morto em um acidente garantiu, na Justiça…

44 minutos ago