Categories: Featured

Com baixa cobertura, Dia D de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado em MT


O Dia D da campanha nacional de vacinação contra a influenza, mais conhecida como vacina contra a gripe, será realizada neste sábado (10) em Mato Grosso para proteger crianças, idosos, gestantes e pessoas dos grupos estratégicos antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal deste público-alvo está em apenas 14,39% em Mato Grosso.

A ação tem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que já distribuiu 845.920 doses aos municípios. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que as pessoas possam garantir a imunização por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os municípios do Estado têm autonomia para definir estratégias de vacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Em Cuiabá, a vacinação está confirmada neste sábado.

Os grupos estratégicos são: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

“Nossos hospitais estão lotados. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento estão lotadas de pessoas que vão ser afetadas por esse vírus. E nós precisamos levar as nossas crianças para vacinar. Precisa do empenho dos pais. Precisamos do empenho dos gestores municipais que atuam nessa área para que a gente possa ampliar de forma substancial a cobertura vacinal”, explicou o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

A vacinação contra os três tipos de vírus da influenza é a melhor forma de garantir que as pessoas se protejam contra os vírus, pois o imunizante age para estimular a produção de anticorpos.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça o convite para que os grupos prioritários e estratégicos garantam a vacinação.

“A vacina oferecida através do SUS é segura e eficiente. Por isso, ressaltamos que pessoas dos grupos prioritários e estratégicos se vacinem para garantirmos que esses grupos estejam imunizados contra o vírus da influenza. Reforçamos o convite para que essas pessoas se dirijam para a UBS mais próxima neste sábado. Vacinas salvam vidas”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Mais de 160 mil contribuintes ainda não declararam IR em Mato Grosso – O Mato Grosso

Em Mato Grosso, 647.741 declarações do Imposto de Renda 2026 haviam sido entregues até as…

25 minutos ago

Prefeitura de Cuiabá paga R$ 31 milhões a aposentados e pensionistas com RGA – O Mato Grosso

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta segunda-feira (25) o pagamento dos aposentados e pensionistas do…

1 hora ago

Governador anuncia construção de nova rodovia entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães

A autorização para o início da pavimentação de um trecho de 14,4 quilômetros da MT-030…

1 hora ago

Governo de MT reabre cadastro do Repesca para pescadores artesanais nesta terça (26)

Programa do Governo de Mato Grosso garante auxílio financeiro aos profissionais alcançados pela Lei do…

1 hora ago

Botelho articula ampliação de cirurgias e apoio à reconstrução mamária no Hospital de Câncer

O deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) esteve, na quinta-feira (21), no Hospital de Câncer de…

4 horas ago

Motociclista de 23 anos morre após acidente em Mato Grosso I MT

Vítima chegou a ser socorrida com vida, mas morreu logo após dar entrada no hospital.…

4 horas ago