Categories: Featured

Exposição “Saúde Mental, Arte e Liberdade” estreia na segunda-feira (12)

A iniciativa realizada pelo Instituto Elevar, conta com apoio da Secel

A exposição “Saúde Mental, Arte e Liberdade”, que terá trabalhos realizados por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), estreia nesta segunda-feira (12.4), a partir das 15h30, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha em Cuiabá. Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a iniciativa realizada pelo Instituto Elevar, tem como objetivo explorar e iluminar as complexidades da saúde mental, por meio da arte.

O projeto foi dividido em duas etapas, sendo a primeira delas a realização de oficinas, com duração de quatro horas, em diferentes unidades do CAPS. Após isso, ocorreu a seleção de diversas peças pela equipe de curadoria artística.

De acordo com presidente do Instituto Elevar, Karine Mattos, seja para fins terapêuticos, educacionais ou recreativos, as oficinas de arte são fundamentais para enriquecer a vida dos indivíduos e das comunidades. “Essa intervenção busca inspirar mudanças positivas no comportamento social, promovendo a criatividade e a inovação artística”, afirma.

Já a coordenadora do projeto, Cida Silva destaca o resultado positivo da ação. “Eles construíram obras fantásticas, recheadas de suas emoções. Minha expectativa é que essa energia se espalhe e contagie a todos que visitarem a exposição”.

As oficinas foram realizadas nas seguintes unidades do CAPS: CAPSII Verdão, CAPS CPA IV, CAPS Adolescer, CAPS infantil Curumim, CAPS AD, CIAPS Adauto Botelho Unidade I (internação) e CIAPS Adauto Botelho Unidade III (álcool e drogas).

Serviço: Exposição “Saúde mental, arte e liberdade”
Onde: Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, Praça do Morro da Caixa D’Água Velha, Rua Comandante
Quando: Estreia dia 12 de maio
Entrada gratuita

O Noroeste

Recent Posts

União cobre R$ 244 milhões em dívidas caloteadas por estados e cidades em setembro – O Mato Grosso

Quando governos estaduais ou prefeituras deixam de quitar suas parcelas de empréstimos, é o cofre…

2 horas ago

Missa, escultura e show marcam evento pelos 35 anos da visita do papa a Cuiabá; saiba mais

Celebração será nesta sexta-feira (16), no Sesi Papa, com entrada gratuita e expectativa de reunir…

3 horas ago

Menina de 10 anos morre após arma cair e disparar dentro de casa em MT

Criança estava com o irmão em um quarto onde havia uma arma carregada, segundo o…

3 horas ago

Gallo vê rumores sobre vaga no TCE como “descortesia” com Waldir Teis e nega articulações

O ex-secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, criticou publicamente as recentes…

3 horas ago

Governo de MT atinge 71% de execução nas metas prioritárias do primeiro semestre de 2026

O Governo de Mato Grosso registrou desempenho médio de 71% no cumprimento das metas físicas…

3 horas ago

Comissão recebe secretária nomeada para o Bem-Estar Animal

A Comissão dos Direitos dos Animais (CDA) da Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta quarta-feira…

5 horas ago