Categories: FeaturedMT

Seduc abre processo seletivo para contratação de 1.208 assistentes de educação especial

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (21.5), o edital de seleção para o cargo de Assistente de Educação Especial. Serão oferecidas 1.208 vagas na modalidade de processo seletivo simplificado – cadastro de reserva.

O Assistente da Educação Especial trabalha no apoio ao aluno que precisa de acompanhamento, auxiliando-o em tarefas cotidianas como alimentação, higiene e locomoção.

O selecionado terá a remuneração de acordo com a carga horária e poderá atender até três alunos por turma, a depender do nível de comprometimento individual de cada aluno. Para 30 horas, o salário será de R$ 3.100,88 e, para 40 horas, R$ 4.134,55.

As inscrições podem ser realizadas no site da Selecon a partir desta quinta-feira (22.5) e prossegue até o dia 2 de junho de 2025.

De acordo com a Seduc, os aprovados terão contrato temporário, com escolha por município com requisito mínimo do ensino médio. Já a carga horária, será de 30 a 40 horas semanais, conforme a necessidade da unidade escolar. A previsão é que o início das atividades ocorra no dia 22 de julho deste ano.

O processo seletivo consiste em duas etapas: Análise Curricular, de caráter classificatório, e Curso de Formação, de caráter eliminatório.

Na avaliação do secretário de Educação, Alan Porto, o impacto na rede será grande, já que esta ação dá suporte ao aluno com deficiência em sala de aula, em sua ida ao banheiro e durante a alimentação escolar, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento da autonomia do estudante.

Segundo ele, este edital é mais do que a abertura de vagas. “Representa um compromisso com a educação inclusiva, com o respeito à diversidade e a garantia de direitos para todos os estudantes, especialmente aqueles que mais necessitam de apoio, como os alunos com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento”.

“Ao atuar de maneira integrada com a escola, as famílias e a equipe pedagógica, esses profissionais contribuem de forma significativa para a promoção de uma educação cada vez mais inclusiva, acolhedora e equitativa”, concluiu Alan Porto.

Leia o edital completo AQUI.

O Noroeste

Recent Posts

Mato Grosso chega a 3,95 milhões de habitantes e tem 3º maior crescimento populacional do país, diz IBGE

Estado cresceu 1,46% entre 2025 e 2026, atrás apenas de Roraima e Santa Catarina. Cuiabá…

37 minutos ago

Wellington Fagundes estreia no horário político com foco em pessoas e no futuro de MT

O primeiro programa eleitoral de Wellington Fagundes e o seu vice, Reinaldo Morais, foi ao…

1 hora ago

Mauro Mendes cita entrega de obras históricas e medidas para viabilizar MT: “era só quebradeira” I MTT

O primeiro programa eleitoral do candidato ao Senado Mauro Mendes (União Brasil), exibido nesta sexta-feira…

1 hora ago

Única pista, um nome em carta: estagiária da Polícia Civil reencontra mãe após 33 anos em MT

Aline Katsch tinha apenas o nome da mãe escrito em uma carta e contou com…

3 horas ago

Na TV, Pivetta mostra infância, recuperação de MT e vistoria de obras públicas com Mauro Mendes I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos), nesta sexta-feira (28) durante o primeiro horário eleitoral gratuito transmitido…

3 horas ago

Eleições 2026: o que pensam os candidatos ao governo de MT sobre segurança e combate ao crime organizado

Natasha, Pivetta e Wellington Fagundes apresentam, em seus planos de governo, medidas para reforçar a…

3 horas ago