Categories: Featured

Operação contra esquema de empresas de eventos com prefeituras bloqueia R$ 21 mi

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Barra do Garças (520 km de Cuiabá), deflagrou, nesta sexta-feira (23),a segunda fase da Operação Cenário Montado, que expôs um complexo esquema de fraudes em licitações envolvendo prefeituras da região.

As investigações identificaram a atuação de um grupo econômico familiar que teria manipulado processos licitatórios em benefício próprio, gerando prejuízos milionários aos cofres públicos.

De acordo com o delegado Pablo Borges Rigo, que está à frente das investigações, o grupo utilizava empresas de fachada para simular concorrência em licitações públicas na área de produções de eventos.

Documentos falsificados, orçamentos fictícios e alinhamento entre as empresas participantes eram os principais métodos empregados. A fraude permitia que contratos fossem direcionados para companhias ligadas ao esquema, com valores superfaturados e condições predeterminadas.

Nesta fase da operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais e comerciais associados a um dos investigados. As autoridades apreenderam documentos, dispositivos eletrônicos e registros financeiros que corroboram os indícios de irregularidades. Uma Toyota SW4 Hillux também foi apreendida.

O material sugere que o grupo agia de forma coordenada e que as práticas ilícitas permaneciam em operação, mesmo após o encerramento formal de algumas das empresas envolvidas.

O esquema, que estaria ativo há, pelo menos, três anos, movimentou milhões de reais. Nesta fase da operação também foram sequestrados valores em contas que ultrapassam R$ 21 milhões. Entre os crimes investigados estão associação criminosa, fraude em licitação, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 15 anos de reclusão.

“A operação tem como objetivo garantir a transparência e a competitividade nos processos de contratação pública, além de recuperar valores desviados e responsabilizar os envolvidos”, destacou Pablo Borges Rigo.

O Noroeste

Recent Posts

Jovem é preso após incendiar casa da família com recém-nascida dentro em MT

À polícia, o suspeito disse que teve um desentendimento com o pai antes do crime…

1 hora ago

Milho 2º safra consolida renda no campo e avança na agroindustrialização de MT

Abertura Nacional da Colheita foi realizada em Querência e discutiu crédito, inovação, logística e oportunidades…

2 horas ago

Bebê de 3 meses morre após chegar a hospital; polícia apura estupro seguido de morte em MT

Polícia Civil está investigando a morte de uma bebê de 3 meses, na madrugada desta…

2 horas ago

Jovem de 22 anos que levou ‘salve’, foi liberada por facção e morta horas depois em MT

Suspeitos informaram à polícia que mantiveram a vítima sob tortura antes de ser morta. A…

2 horas ago

Comissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos

Celebrado nesta sexta-feira, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça a importância…

2 horas ago

Pivetta defende decisão de Trump: “Nos governos do PT prosperaram o crime organizado” I MT

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que “os governos do PT” são responsáveis pela expansão…

4 horas ago