Categories: ALMT

Assembleia aprova projeto de Lúdio que dá apoio a mulheres empreendedoras chefes de família

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou o projeto do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) que dá apoio e financiamento às mulheres empreendedoras que são chefes de família em Mato Grosso, criando o Programa Estadual Mulher Chefe de Família. Se enquadram nos critérios do programa as mulheres que são responsáveis familiares, estão inscritas como Microempreendedoras Individuais (MEI) e possuem cadastro em programa de transferência de renda direta com o Número de Identificação Social (NIS).

“Muitas famílias são chefiadas por mulheres que, exatamente por terem a tarefa de cuidar dos filhos e da casa, não conseguem se inserir no mercado formal, e buscam atividades de natureza empreendedora no próprio domicílio, mantendo a convivência com a família. Essas mulheres precisam do apoio do Estado, com financiamento, crédito, qualificação e espaço para comercialização dos seus produtos”, afirmou Lúdio.

PL 1194/2023 foi aprovado em 2ª votação na quarta-feira (21) e agora aguarda sanção do governador. O projeto de Lúdio prevê que o estado crie linhas de crédito acessíveis às mulheres, financie empreendimentos, desenvolva pequenos negócios, promova educação financeira, capacite para o ambiente de negócios e promova a formalização e a autonomia econômica de pequenos negócios liderados por mulheres responsáveis por suas famílias.

“A proposta é que o Estado ajude a promover a independência financeira das mulheres chefes de família, incentivando o empreendedorismo e dando condições para que esses negócios se desenvolvam, por meio de financiamentos a juros baixos, capacitação e suporte para a formalização desses pequenos negócios”, explicou Lúdio.

O projeto prevê também que o programa incentive a criação de negócios liderados por Mulher Empreendedora Chefe de Família, fortaleça a rede de apoio a esses empreendimentos por meio de parcerias com entidades públicas e privadas, e desenvolva políticas públicas e incentivos para promover igualdade de condições no mercado.

Para efetivar o programa, Lúdio propõe que o Governo de Mato Grosso crie cotas nos programas de empreendedorismo já existentes e que vierem a ser criados para atender às mulheres chefes de família, além de estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para ampliar as oportunidades de negócios.

O Noroeste

Recent Posts

Jovem de 18 anos é executado a tiros por criminosos em motocicleta e suspeitos são presos I MT

Luciano César de Campos Maciel, de 18 anos, foi assassinado a tiros na noite desse…

7 minutos ago

Suspeito de participar do sequestro de empresário do agronegócio é morto pela PM

Um criminoso identificado como “Seninha”, de 22 anos, morreu após trocar tiros com policiais militares…

10 minutos ago

Município de MT decreta emergência na saúde pública após 100% de ocupação em UPA

Alta demanda por atendimentos se estende para consultas médicas e internações nas UTIs. A Prefeitura…

11 minutos ago

Corpo de Bombeiros convoca aprovados para novo curso de formação de soldados

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) convocou 22 candidatos aprovados no último…

13 minutos ago

Mentor de assalto em MT já havia feito juiz, promotor e policiais reféns em ação criminosa em MG

Três anos de um trabalho investigativo minucioso, realizado pela Polícia Civil de Mato Grosso, resultaram…

2 horas ago

MT sedia encontro e reforça protagonismo no mercado global de alimentos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou do Brazil Superfoods Summit 2026, evento…

2 horas ago