Categories: FeaturedMT MAIS

Corpo de Bombeiros convoca aprovados para novo curso de formação de soldados

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) convocou 22 candidatos aprovados no último concurso público que ainda aguardavam chamada para ingresso na corporação. Eles irão integrar o 21º Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar (CFSD), reforçando o efetivo da instituição.

Os novos alunos-à-soldados iniciarão o curso de formação nesta terça-feira (14), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do CBMMT, em Cuiabá. O curso será conduzido pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e tem como objetivo prepará-los para atuar com eficiência, disciplina e responsabilidade.

Durante o CFSD, os alunos-soldados participam de treinamentos teóricos e práticos que abrangem combate a incêndios, operações de resgate, atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, mergulho e atuação em situações de desastre, entre outras disciplinas essenciais à formação técnica e operacional.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a incorporação desses novos soldados representa mais um avanço no fortalecimento da corporação, ao possibilitar a ampliação do efetivo e a capacidade de atuação em todo o território mato-grossense. Atualmente, o CBMMT alcança uma cobertura populacional de 70% no estado,  com 31 unidades operacionais em Mato Grosso, incluindo o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GavBM).

“A convocação dessa nova turma não apenas fortalece a estrutura operacional do Corpo de Bombeiros Militar, mas também contribui para a renovação da corporação, incorporando novos profissionais preparados para enfrentar os desafios da atividade”, afirmou o comandante.

Reforço no efetivo

Com a inclusão dos novos alunos-à-soldados, o CBMMT conclui o chamamento de todos os aprovados no concurso público para formação de soldados realizado em 2022. A primeira turma foi convocada em 2023, a segunda em 2025 e a terceira agora, em 2026.

Além da convocação dos novos soldados, a corporação também promoveu, somente no último ano, a inclusão de novos oficiais e a incorporação de soldados temporários, que já somam 282 profissionais, entre condutores, auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Esse efetivo temporário atua de forma integrada às equipes de carreira e desempenha papel essencial na consolidação do plano de expansão dos serviços à sociedade mato-grossense.

Todas essas ações fazem parte de uma estratégia de expansão e fortalecimento contínuo do Corpo de Bombeiros Militar, voltada à ampliação da capacidade de resposta e à melhoria contínua dos serviços prestados à população.

O Noroeste

Recent Posts

Trabalhador é encontrado morto após desaparecer em rio de MT

Testemunhas disseram que a vítima estava trabalhando em uma aldeia indígena do outro lado do…

5 horas ago

Funcionário da Rota do Oeste morre em acidente com carreta em rodovia I MT

O funcionário da Concessionária Nova Rota do Oeste, José Carlos Inácio, 51, morreu em acidente…

5 horas ago

Governo de MT entrega 325 escrituras definitivas em Várzea Grande nesta segunda-feira (01)

Evendo faz parte do Programa Solo Seguro Favela, que mobiliza ações de regularização fundiária no…

5 horas ago

“Investimentos do Governo nas nossas estradas vão facilitar e melhorar nossa vida”, afirma moradora de distrito em Porto Esperidião

Região da fronteira com a Bolívia está recebendo pacote de obras estruturantes A Região Oeste…

5 horas ago

Evento reúne colecionadores de figurinhas e traz o ex-zagueiro Ronaldão

Assessoria - Neste sábado, dia 30 de maio, os colecionadores do álbum da Copa do…

5 horas ago

TCE fiscaliza compra de R$ 80 milhões, encontra livros sem utilidade e indícios de fraude em boletins

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, fiscalizou nesta…

5 horas ago