Categories: Featured

Trabalhadores que viviam em ônibus são resgatados em condições análogas à escravidão em MT | MT

Dez trabalhadores de uma empresa de construção civil foram resgatados pela Polícia Civil, de condições análogas à escravidão, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A operação ocorreu no início deste mês, mas foi divulgada pela Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRT-MT), nesta terça-feira (27).

Segundo a SRT, o flagrante aconteceu após uma denúncia feita à Polícia Civil. Os agentes encontraram os trabalhadores vivendo em um ônibus adaptado, em situação precária e insalubre. O veículo foi apreendido.

De acordo com a fiscalização, o ônibus estava infestado de baratas, sem condições mínimas de higiene, com fiação elétrica improvisada e sem banheiro adequado. No local, havia apenas um chuveiro no local e nenhum vaso sanitário.

Os trabalhadores relataram extremo desconforto, cansaço constante e falta total de privacidade. Ainda segundo os auditores, a empresa informou que utiliza esse tipo de alojamento há mais de 20 anos.

Ônibus estava infestado de baratas e os trabalhadores estavam sem condições mínimas de higiene — Foto: Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso

Além das condições precárias de moradia, foram identificadas diversas irregularidades trabalhistas, como falta de registro em carteira, pagamento “por fora”, ausência de pagamento de horas extras, adicional noturno e outros direitos trabalhistas, como férias e 13º salário.

A maioria dos funcionários resgatados é do Maranhão. O empregador foi obrigado a formalizar os contratos de trabalho e pagar as verbas rescisórias na presença dos auditores. Também arcou com os custos da viagem de retorno dos trabalhadores, incluindo transporte e alimentação.

O caso segue sendo investigado e, conforme a legislação, a empresa pode ser incluída no Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições semelhantes à escravidão, conhecido como “lista suja”.

O Noroeste

Recent Posts

Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis – O Mato Grosso

A presidência da República sancionou a Lei Complementar nº 235, de 27 de agosto de…

42 minutos ago

Justiça flagra prejuízo de mais de R$ 5 milhões e proíbe novas terceirizações por Prefeitura em MT

A 1ª Promotoria de Justiça de Rosário Oeste (a 128 km de Cuiabá) obteve decisão…

1 hora ago

Mato Grosso chega a 3,95 milhões de habitantes e tem 3º maior crescimento populacional do país, diz IBGE

Estado cresceu 1,46% entre 2025 e 2026, atrás apenas de Roraima e Santa Catarina. Cuiabá…

4 horas ago

Wellington Fagundes estreia no horário político com foco em pessoas e no futuro de MT

O primeiro programa eleitoral de Wellington Fagundes e o seu vice, Reinaldo Morais, foi ao…

5 horas ago

Mauro Mendes cita entrega de obras históricas e medidas para viabilizar MT: “era só quebradeira” I MTT

O primeiro programa eleitoral do candidato ao Senado Mauro Mendes (União Brasil), exibido nesta sexta-feira…

5 horas ago

Única pista, um nome em carta: estagiária da Polícia Civil reencontra mãe após 33 anos em MT

Aline Katsch tinha apenas o nome da mãe escrito em uma carta e contou com…

6 horas ago