Esta semana, Mato Grosso celebra a Semana de Conscientização sobre a Esquizofrenia. A semana foi instituída a partir de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que deu origem à Lei nº 11.917/2022, que institui oficialmente o período a ser realizado anualmente na última semana de maio, em instituições públicas de todo o estado.
A lei tem como objetivo promover o debate, disseminar informações baseadas em evidências e estimular a empatia e o apoio às pessoas que convivem com a esquizofrenia – transtorno que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a terceira principal causa de perda de qualidade de vida entre jovens em todo o mundo.
“As pessoas com esquizofrenia enfrentam não só os desafios da doença, mas também o preconceito e a desinformação. É um transtorno que impacta profundamente não só quem é diagnosticado, mas também toda a família. Por isso, é fundamental ampliar o diálogo, garantir apoio e promover políticas públicas eficazes”, afirma o deputado, que tem uma vivência pessoal com a condição desde a infância.
A esquizofrenia é um transtorno mental crônico, caracterizado por alterações no pensamento, nas emoções e no comportamento. Pode envolver delírios, alucinações e perda de contato com a realidade, exigindo acompanhamento contínuo e tratamento multiprofissional.
Thiago Silva tem cobrado do governo do estado e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) maior investimento em serviços especializados, acesso ao tratamento e apoio às famílias, reconhecendo que o cuidado em saúde mental deve ser uma prioridade no sistema público.
Quem produz e fabrica no Brasil continua enfrentando um cenário de custos elevados e vendas…
A produção de jogos digitais no Brasil ganha novos caminhos para atrair investimentos, gerar empregos…
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta, participou, nesta quarta-feira (14), do 2º…
Produtos foram levados de farmácias nos bairros Jardim Imperial e Parque Amperco, na mesma madrugada;…
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Mato…
Rodovia ficou totalmente interditada. Segundo a concessionária, veículos transportavam mudas de plantas e uma carga…