Categories: Agro.MT

Período de vazio sanitário da soja começa neste domingo em Mato Grosso

Mato Grosso inicia no próximo domingo (8) o vazio sanitário da soja, período em que fica proibido o cultivo e a presença de plantas vivas de cultivo do grão, para evitar a incidência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática.

A data consta na normativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), órgão responsável por fazer a fiscalização e o monitoramento em propriedades rurais onde há o cultivo da soja e demais áreas, e segue portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O período de vazio sanitário termina no dia 6 de setembro. Nesse prazo de 90 dias, fica proibida a existência de qualquer planta viva de soja em lavouras, beiras de estradas e qualquer área de domínio da propriedade.

Para acompanhar se o vazio sanitário está sendo cumprido, fiscais do Indea realizarão fiscalizações nas propriedades. Em 2024, o órgão realizou 5.825 fiscalizações durante a vigência do vazio sanitário.

O sojicultor que não cumprir o vazio sanitário fica sujeito a multa. Em caso de dúvidas, o produtor de soja pode procurar uma unidade do Indea mais próxima ou acessar os canais de comunicação oficiais do órgão.

Produção

Na safra 2024/2025, foram cadastradas no Indea um total de 14.799 unidades de produção de soja, com área declarada de mais de 11,2 milhões de hectares plantados e o número de 8.939 produtores.

O Noroeste

Recent Posts

Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis – O Mato Grosso

A presidência da República sancionou a Lei Complementar nº 235, de 27 de agosto de…

8 minutos ago

Justiça flagra prejuízo de mais de R$ 5 milhões e proíbe novas terceirizações por Prefeitura em MT

A 1ª Promotoria de Justiça de Rosário Oeste (a 128 km de Cuiabá) obteve decisão…

55 minutos ago

Mato Grosso chega a 3,95 milhões de habitantes e tem 3º maior crescimento populacional do país, diz IBGE

Estado cresceu 1,46% entre 2025 e 2026, atrás apenas de Roraima e Santa Catarina. Cuiabá…

3 horas ago

Wellington Fagundes estreia no horário político com foco em pessoas e no futuro de MT

O primeiro programa eleitoral de Wellington Fagundes e o seu vice, Reinaldo Morais, foi ao…

4 horas ago

Mauro Mendes cita entrega de obras históricas e medidas para viabilizar MT: “era só quebradeira” I MTT

O primeiro programa eleitoral do candidato ao Senado Mauro Mendes (União Brasil), exibido nesta sexta-feira…

4 horas ago

Única pista, um nome em carta: estagiária da Polícia Civil reencontra mãe após 33 anos em MT

Aline Katsch tinha apenas o nome da mãe escrito em uma carta e contou com…

5 horas ago