Categories: FeaturedMT MAIS

Evento internacional sobre diamante é sediado em Cuiabá; veja programação

💎🤓Cuiabá será sede do 8º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, que acontece de 8 a 11 de junho no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento reúne pesquisadores e estudantes do Brasil e do mundo para discutir as ciências geológicas relacionadas ao diamante, o cristal mais valioso do planeta. A iniciativa é promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Nesta edição, o simpósio contará com a participação de oito palestrantes internacionais, vindos do Canadá, Estados Unidos, África do Sul, China e Angola. Durante os quatro dias de evento, eles vão apresentar pesquisas de destaque sobre a geologia do diamante. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Antes do início do evento, será oferecido um minicurso na Faculdade de Geociências com o tema “O que os diamantes brasileiros revelam sobre o manto profundo”. A atividade será conduzida pelos professores Tiago Luis Reis Jalowitzki, da Universidade de Brasília (UnB), e Fernanda Gervasoni, da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Como o evento conta com a participação de palestrantes estrangeiros, o simpósio contará com tradução simultânea, que será baseado na apresentação de trabalhos em português ou inglês.

Além disso, também vão acontecer oito palestras magnas. Veja abaixo quem são os palestrantes e os temas debatidos:

  1. Mark Hutchison, da Trigon GeoServices, com o tema “30 anos de Juína como uma janela para o manto profundo: o presente que continua a oferecer”.
  2. Maya Kopylova, da University of British Columbia, com o tema “Kimberlito como minério de diamante: petrologia e vulcanologia aplicadas”.
  3. Thomas Stachel e Luísa D. Vilela de Carvalho, da University of Alberta, com o tema “Formação de diamantes no manto terrestre”.
  4. Graham Pearson, da University of Alberta, com o tema “Visões únicas das profundezas da Terra proporcionadas por diamantes superprofundos e potenciais ‘impressões digitais’ para exploração”.
  5. Karen Smit, da University of the Witwatersrand, com o tema “Isótopos de diamante/geocronologia de inclusões em diamantes e modelos associados de evolução litosférica”.
  6. Jingsui Yang, da Chinese Academy of Sciences, com o tema “Microdiamantes na Terra: pistas sobre o sistema de reciclagem profunda”.
  7. Izaac Cabral-Neto, do Serviço Geológico do Brasil, com o tema “Províncias kimberlíticas: ações do SGB para impulsionar a pesquisa e a exploração de diamantes no Brasil”.
  8. Steven B. Shirey, da Carnegie Institution for Science, com o tema “Controles da litosfera oceânica sobre a petrogênese dos diamantes”.
O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

5 horas ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

6 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

6 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

8 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

8 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

8 horas ago