Categories: FeaturedMT MAIS

Sobe para 5 o número de empresas com descontos suspensos por irregularidades em consignados em MT | Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso ampliou a suspensão de empresas investigadas por irregularidades em operações de consignado para servidores públicos estaduais. A medida atinge agora cinco instituições financeiras, todas vinculadas à empresa Capital Consig S.A, apontada como central na atuação do grupo.

A nova decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial na sexta-feira (6) e proíbe temporariamente que ABC Card, Cartos, Clickbank, Bem Cartões e a própria Capital Consig realizem novos descontos em folha ou operações com cartão de benefício no sistema do estado. A suspensão tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogada.

A reportgem tenta contato com as empresas citadas.

Essa ação é um desdobramento da medida anunciada no último dia 3, quando três dessas empresas já haviam sido suspensas. Com a atualização, o governo confirma que todas as instituições envolvidas estão interligadas à Capital Consig, que teria atuado como eixo de um grupo econômico informal, segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

De acordo com a Seplag, as empresas não são credenciadas para operar com consignações no sistema estadual e, ainda assim, estariam acessando a margem consignável dos servidores de forma indevida. Há indícios de fraudes, conluio entre as instituições e burla às regras de controle, o que levou à suspensão cautelar como forma de proteger os servidores e o patrimônio público.

O governo segue monitorando o sistema e não descarta novas medidas caso sejam identificadas outras irregularidades.

Suspensão

Na terça-feira (3), o Governo do Estado suspendeu todos os descontos em folha de pagamento dos servidores de consignados das empresas Cartos Sociedade de Crédito, BemCartões e ClickBank.

A decisão de suspender os descontos foi tomada após a abertura de um inquérito civil do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), que investiga possíveis abusos e prejuízos aos direitos dos servidores públicos em contratos firmados com a empresa.

Em nota a Capital Consig expressou surpresa e discordância em relação à decisão do governo de Mato Grosso que suspender os descontos em folha de contratos de consignação. A empresa ainda afirmou que não teve acesso prévio aos pareceres do PROCON-MT, da PGE-MT ou ao processo administrativo, e destaca que a investigação da CGE-MT não encontrou indícios de fraude ou irregularidades. Por fim a Capital Consig se colocou a disposição dos órgãos competentes.

Conforme a medida anunciada pela Seplag, a empresa está proibida de:

  • aplicar juros e correção monetária durante o período de suspensão;
  • cobrar valores atrasados de forma acumulada;
  • negativar servidores.
O Noroeste

Recent Posts

Devido às altas temperaturas, desfile de 7 de Setembro será realizado à noite em Cuiabá

Entre domingo (30) e quinta-feira (3), as temperaturas máximas devem variar de 36°C a 43°C.…

12 horas ago

Motorista morre após carreta carregada de milho tombar de ponte e cair em rio em MT

Veículo caiu da ponte sobre o Rio Mira-sol, em Gaúcha do Norte, e ficou com…

12 horas ago

Motorista de carro de luxo bate em duas motos e mata motociclista após ser expulso de balada em Cuiabá

Motorista fugiu a pé após a batida; A esposa do suspeito informou aos policiais que…

12 horas ago

‘Não ganhei tudo dos meus pais’: homem é agredido após discussão em grupo de faculdade em MT

Vítima de 34 anos foi atacada com socos e chutes em frente de casa; suspeitos…

12 horas ago

VÍDEO: menino de 5 anos corre antes de ser levado por casal em Cuiabá; polícia investiga suposto sequestro

Conforme a polícia, a mulher que aparece nas imagens é a mãe biológica do menino.…

1 dia ago

Adolescente de 15 anos desaparece após embarcar em carro de aplicativo em Cuiabá

Maria Clara de Araújo Oliveira foi vista pela última vez na noite desta sexta-feira (28),…

1 dia ago