O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, afirmou nesta segunda-feira (9) que o apoio à deputada estadual Janaina Riva (MDB) para o Senado Federal não exclui sua proximidade com o governador Mauro Mendes (União Brasil), que também é cotado para disputar a mesma vaga em 2026.
“Apoiar Janaina não significa não apoiar Mauro”, disse Bortolin ao comentar a movimentação interna do MDB. Janaina deve assumir a presidência estadual do partido em agosto, o que, segundo Bortolin, abrirá espaço para discussões mais amplas sobre alianças e estratégias.
“O Léo apoiar a Janaina não significa que o Léo deixa de apoiar o Mauro. Vamos aguardar ela assumir a presidência do partido para, então, termos mais voz ativa e poder participar das articulações, negociações e construções políticas”, completou.
Mauro Mendes é pré-candidato ao Senado, assim como Janaína Riva. Ela tem sido oposição, nos últimos meses, à gestão de Mauro Mendes frente ao Governo do Estado.
Cenário
Nas eleições gerais de 2026, os eleitores de Mato Grosso irão às urnas para escolher presidente da República, governador, senadores, deputados federais e estaduais. No Senado, haverá duas vagas.
A cadeira que estará em disputa é atualmente ocupada por Jayme Campos (União Brasil) e Carlos Fávaro (PSD). A expectativa é de que o MDB, após a posse de Janaina na presidência estadual, defina com mais clareza seu papel na construção das chapas majoritárias e proporcionais.
Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…
Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…
A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…
A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…
Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…