Categories: Agro.MTFeatured

Governo de MT sedia Dia de Campo com foco na agricultura familiar em Tangará da Serra

Por meio da Seaf e Empaer, evento destaca tecnologias e pesquisas aplicadas à produção de café, cacau, banana e mandioca

Tangará da Serra recebeu nesta quarta-feira (11.6) o Dia de Campo – Cadeias de Valor da Agricultura Familiar de Mato Grosso, realizado no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologias (CRPTT) da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer). Com cinco Estações de Difusão do Conhecimento, os participantes puderam conhecer de perto técnicas inovadoras e resultados de pesquisas voltadas às principais cadeias produtivas da agricultura familiar: café, cacau, banana e mandioca.

A iniciativa é do Governo de Mato Grosso, com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

O evento reflete o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável, valorização do agricultor familiar e a disseminação de tecnologias adaptadas à realidade regional.

Durante a capacitação, as estações abordaram desde a produção de mudas e técnicas de polinização para café, que podem elevar a produtividade a até 130 sacas por hectare em sistemas irrigados, até o cultivo do cacau em sistemas consorciados, como o sistema Saaf (com mandioca, cacau, mogno e culturas alimentares). Também foram discutidas inovações no cultivo da mandioca e na produção de mudas de banana BRS Terra Anã por cultura de tecidos — tecnologia que garante sanidade, produtividade e expansão da cultura.

O presidente da Empaer, Suelme Fernandes destacou a importância do evento para os participantes. “Aqui eles puderam ver a diferença entre técnicas tradicionais e as tecnologias aplicadas no centro de pesquisa. Precisamos plantar com a mesma eficiência dos grandes produtores, e o Dia de Campo é uma oportunidade de mostrar que a agricultura familiar pode, sim, ser altamente produtiva”, destacou Suelme Fernandes.

Suelme, também ressaltou o protagonismo de Mato Grosso no apoio à agricultura familiar. “Estamos vivendo um momento inédito de investimento no setor. São R$ 500 milhões destinados pelo Governo do Estado por meio da Seaf, o maior orçamento do país para agricultura familiar”, ressaltou.

Com 237 inscrições confirmadas, número superior ao público inicialmente previsto, o evento reuniu agricultores familiares, técnicos, professores e estudantes. Para Welington Procópio, coordenador do CRPTT da Empaer em Tangará, o sucesso do evento reforça a importância da integração entre pesquisa e extensão. “Hoje, mostramos o trabalho realizado com as quatro cadeias prioritárias incentivadas pelo Governo: café, cacau, banana e mandioca. São tecnologias acessíveis e com retorno garantido para o produtor de pequena escala”, observou o coordenador.

Entre os destaques do evento, o engenheiro agrônomo Antonimar Marinho, com 43 anos de atuação na Empaer, apresentou o sistema consorciado para o cultivo do cacau, que será implantado no campo experimental de Tangará da Serra e, posteriormente, levado a áreas de pequenos e médios produtores. “Esse sistema aumenta a rentabilidade e torna o cacau uma cultura viável e promissora no estado”, afirmou.

Na estação dedicada ao café, o pesquisador Jocir Kasecker alertou para a importância do manejo adequado: “A produção de mudas de café robusta é simples, mas exige atenção. O produtor precisa escolher se quer focar em viveiro ou plantio, e usar a técnica certa com dedicação”, salientou.

Luciano Gomes Ferreira, engenheiro agrônomo  da UNIGEP na Seaf, representou a secretária Andreia Fujjioka. Também participaram das apresentações os pesquisadores Dolorice Moreti (mandioca), Humberto Marciclio e Elder Cassimiro (banana), além da professora Drª Maurecilme Lemes (Unemat/Fapemat), que detalhou a técnica de cultura de tecidos aplicada à produção de mudas de banana BRS Terra Anã.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

11 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

12 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

12 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

12 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

12 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

12 horas ago