Categories: Featured

Arsenal com dez armas e 44 mil munições apreendido durante operação é avaliado em R$ 250 mil


A Polícia Civil concluiu, nesta quinta-feira (12), a contabilidade do vasto material apreendido durante a Operação Desarme, deflagrada nesta semana pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis com foco na desarticulação de um grupo criminoso envolvido no comércio de armas de fogo no município e região.

A operação, deflagrada na última terça-feira (9), deu cumprimento a 10 ordens judiciais entre mandados de prisão e busca e apreensão, resultando em um verdadeiro arsenal, avaliado em mais de R$ 250 mil, apreendido em poder dos investigados.

Durante o cumprimento dos seis mandados de buscas e apreensão expedidos pela Justiça com base nas investigações da Derf, foram apreendidas 10 armas de fogo, entre armamentos longos e curtos, mais de 44 mil munições, além de diversos tubos de pólvora, vários cartuchos de munições e uma máquina de prensa.

Seis pessoas presas, sendo quatro por mandado de prisão e duas em situação de flagrante, que posteriormente foram convertidas em prisões preventivas.

Comércio de armas

As investigações conduzidas pela Derf de Rondonópolis iniciaram em maio de 2024, levando a identificação do grupo criminoso, formando por um casal e outras duas pessoas que intermediavam e comercializavam as armas e munições de diversos calibres para todo o tipo de público, incluindo integrantes de facções criminosas.

As armas eram oferecidas e negociadas pelos investigados por meio de conversas via WhatsApp, onde eram enviadas fotografias do armamento e valores. Nas investigações, também foi identificado uma casa de pesca, onde as armas e munições seriam comercializadas de forma ilícita. 

Entre os clientes que teriam negociado uma arma de fogo com os investigados está um faccionado, recluso na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis.  As investigações apontaram que algumas armas de fogo, comercializadas pelo grupo criminoso, foram utilizadas em homicídios no município e região. 

A delegada responsável pelas investigações, Anna Paula Marien, destacou que além do vasto material bélico apreendido durante o cumprimento das ordens judiciais, a operação também resultou na apreensão de aparelhos celulares e outros documentos dos investigados, que podem auxiliar no avanço das investigações.

“O material apreendido na operação, incluindo os aparelhos celulares dos principais alvos, foram encaminhados para a perícia, com o fim de levantar novas informações, que possam levar a outros possíveis envolvidos, assim como outros crimes praticados pelo grupo criminoso”, disse a delegada.

O Noroeste

Recent Posts

Devido às altas temperaturas, desfile de 7 de Setembro será realizado à noite em Cuiabá

Entre domingo (30) e quinta-feira (3), as temperaturas máximas devem variar de 36°C a 43°C.…

7 horas ago

Motorista morre após carreta carregada de milho tombar de ponte e cair em rio em MT

Veículo caiu da ponte sobre o Rio Mira-sol, em Gaúcha do Norte, e ficou com…

7 horas ago

Motorista de carro de luxo bate em duas motos e mata motociclista após ser expulso de balada em Cuiabá

Motorista fugiu a pé após a batida; A esposa do suspeito informou aos policiais que…

7 horas ago

‘Não ganhei tudo dos meus pais’: homem é agredido após discussão em grupo de faculdade em MT

Vítima de 34 anos foi atacada com socos e chutes em frente de casa; suspeitos…

8 horas ago

VÍDEO: menino de 5 anos corre antes de ser levado por casal em Cuiabá; polícia investiga suposto sequestro

Conforme a polícia, a mulher que aparece nas imagens é a mãe biológica do menino.…

1 dia ago

Adolescente de 15 anos desaparece após embarcar em carro de aplicativo em Cuiabá

Maria Clara de Araújo Oliveira foi vista pela última vez na noite desta sexta-feira (28),…

1 dia ago