Categories: Featured

Unimed oferece vacina contra VSR para idosos

Com a chegada do inverno, o número de casos de doenças respiratórias tem aumentado de forma significativa em todo o Brasil. A procura por atendimento médico disparou, especialmente por conta de infecções causadas pelo vírus influenza A, que, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já supera a covid-19 como principal causa de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o Influenza, ambos altamente contagiosos, estão entre os principais agentes causadores de complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades.

Diante desse cenário, a Unimed Cuiabá reforça seu compromisso com a saúde preventiva e passa a oferecer a vacina contra o VSR para beneficiários com 60 anos ou mais. A imunização está disponível nas unidades de vacinação da cooperativa médica.

“O vírus influenza A vem se espalhando rapidamente e lotando unidades de saúde, públicas e privadas. Entre os mais afetados estão crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Por isso, é essencial estar atento à vacinação, que é a forma mais eficaz de se proteger contra o vírus e evitar complicações graves”, alerta o pediatra e infectologista da Unimed Cuiabá, Dr. Sandoval Carneiro.

Segundo o boletim InfoGripe, da Fiocruz, até o início de maio o Brasil registrou 24.571 hospitalizações por SRAG. Nas quatro semanas anteriores, metade desses casos foram causados pelo VSR, responsável também por 11% dos óbitos.

Embora seja mais conhecido por afetar bebês e crianças pequenas, o VSR representa um risco crescente também para idosos, especialmente aqueles com doenças cardíacas, pulmonares ou imunidade comprometida. Ele pode causar infecções como bronquiolite e pneumonia.

Proteção que salva vidas

A chegada da vacina contra o VSR representa um avanço na proteção da população idosa. Estudos clínicos comprovam a eficácia da imunização na prevenção de quadros graves, hospitalizações e mortes associadas ao vírus. A vacina é segura, bem tolerada e altamente recomendada para pessoas acima de 60 anos.

Mais do que tratar, prevenir é cuidar. Para a Unimed, saúde é compromisso com a vida. A oferta da vacina é parte de uma estratégia de promoção do bem-estar, autonomia e qualidade de vida dos beneficiários.

Além da vacinação, a Unimed recomenda cuidados básicos como higienização frequente das mãos, evitar aglomerações e ambientes fechados em períodos de alta circulação viral, e manter o calendário vacinal atualizado.

Como se vacinar

Beneficiários da Unimed Cuiabá com 60 anos ou mais devem procurar as unidades de vacinação da cooperativa, munidos de documento pessoal e carteira do plano. Para mais informações sobre agendamento, disponibilidade e orientações, entre em contato com a Central de Atendimento ou acesse os canais oficiais da Unimed Cuiabá.

Endereço: Rua Barão de Melgaço, 2050, Centro (em frente ao Pronto Atendimento – Unimed Cuiabá).
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e sábado, das 8h às 12h. (fechado aos domingos e feriados)
Telefone: (65) 3612 8741 / WhatsApp: (65) 98170-0114.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

16 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

16 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

16 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

16 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

16 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

16 horas ago