Categories: Politica MT

Transporte coletivo poderá ter reforço em bairros e áreas comerciais, diz prefeitura

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a primeira-dama, Samantha Iris, se reuniram nesta segunda-feira (16) com representantes da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para discutir a criação de linhas de ônibus especiais destinadas aos trabalhadores dos grandes centros comerciais da capital.

A proposta busca oferecer mais conforto, segurança e eficiência no deslocamento diário desses profissionais. A iniciativa já está sendo efetivada em eventos especiais, como programações no Parque Novo Mato Grosso, na saída para Chapada dos Guimarães.

Durante o encontro, o prefeito solicitou um levantamento detalhado sobre os bairros onde residem a maioria dos funcionários dos shoppings e centros comerciais. A ideia é criar rotas específicas em horários de pico, tanto na entrada quanto na saída dos turnos, garantindo que os trabalhadores tenham acesso a um transporte público mais ágil e alinhado às suas necessidades.

“É preciso cuidar dos trabalhadores e disponibilizar mais linhas para os bairros que possuem maior fluxo. Isso melhora a mobilidade urbana e traz mais dignidade para quem usa o transporte coletivo todos os dias”, afirmou Abilio.

A iniciativa também se alinha com outras ações da gestão municipal voltadas à mobilidade urbana. O prefeito lembrou que já estão em operação rotas especiais para grandes eventos e datas comemorativas.

Com a ampliação dessas rotas direcionadas, a Prefeitura busca não apenas atender demandas específicas de público, mas também otimizar o sistema de transporte público e reduzir a sobrecarga nas linhas tradicionais. A parceria com os shoppings representa um passo importante na construção de uma cidade mais conectada e humanizada.

Gratuidade aos domingos

Desde abril, a lei que garante transporte gratuito aos domingos está funcionando na capital. Para usufruir do benefício, é obrigatória a utilização do cartão transporte. Quem ainda não tem pode solicitar gratuitamente pelo link: https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte/

Importante lembrar que a gratuidade não vale para linhas intermunicipais. Por decreto do Poder Executivo, a gratuidade do transporte coletivo em Cuiabá poderá ser aplicada nos dias de feriados e pontos facultativos.

O projeto de lei, de autoria do prefeito Abilio Brunini, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Cuiabá.

O Noroeste

Recent Posts

Trecho da Prainha será interditado na segunda-feira e deve ser liberado só no fim de semana

Um trecho da Avenida Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, Centro de Cuiabá, será completamente interditado a…

17 horas ago

Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e rendimento acima da média

Mato Grosso fechou o ano de 2025 com a menor taxa na desemprego na série…

17 horas ago

Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças

A comunidade de Coxipó do Ouro, em Cuiabá, celebra no dia 21 de fevereiro de…

17 horas ago

TJ mantém prescrição e livra João Arcanjo de processo por dois homicídio I MT

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu manter a extinção…

19 horas ago

Assembleia Legislativa discute educação, agro, meio ambiente e políticas públicas

Audiências públicas, sessões ordinárias, fóruns e reuniões temáticas movimentam a semana entre os dias 23…

19 horas ago

Morador do Amazonas recebe indenização após fraude em registro de veículo em MT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação do Estado e do Departamento…

19 horas ago