Categories: Featured

Vereadores fazem manifestação em MT e cobram respostas do Governo sobre impacto de obras no Portão do Inferno | MT

Os vereadores da Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, fizeram uma manifestação, nessa segunda-feira (16), na região do Portão do Inferno para verificar o andamento das obras na MT-251. O objetivo, segundo os parlamentares, foi reforçar as cobranças por soluções urgentes e definitivas para o trecho, que “há mais de um ano impacta o tráfego entre Cuiabá e Chapada”.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O ato contou com a participação de moradores e lideranças locais, que também buscam por melhorias no trecho e conclusão das obras.

Durante a manifestação, os vereadores exibiram faixas e cartazes exigindo respostas da Sinfra e cobrando uma resposta sobre a demora na conclusão da obra e os transtornos causados à mobilidade, ao turismo e à economia local.

A mobilização, de acordo com os vereadores, foi motivada pela falta de informações claras sobre prazos e soluções para o problema. Na última semana, os políticos municipais assinaram um requerimento conjunto à Sinfra solicitando esclarecimentos detalhados sobre o andamento da obra.

A vereadora Ângela Brito informou que a manifestação não foi pensada com o intuito de “fazer politicagem”, mas sim para atender um pedido da população e cobrar o Poder Público sobre o andamento das obras no local.

As obras

 

Região do Portão do Inferno, na estrada para Chapada dos Guimarães. — Foto: Sinfra-MT/Reprodução

As obras realizadas são de retaludamento, técnica usada para evitar deslizamentos de terra e melhorar a segurança e a estabilidade do terreno, já que em dezembro de 2023 foram registrados duas quedas de rochas na região, em menos de 24 horas. Na época, o Governo de Mato Grosso decretou situação de emergência.

Há cerca de um ano, a Sinfra informou que a remoção da vegetação seria realizada de forma manual, sem o uso de maquinário pesado, a fim de minimizar os impactos ambientais. Essa prática visa preparar o terreno para a próxima fase das obras, que inclui a abertura de um caminho de acesso seguro e eficiente.

O projeto prevê ainda a remoção controlada do maciço rochoso e a construção de taludes. As medidas devem contribuir para a preservação da região.

Por motivos de segurança, a Sinfra solicita aos motoristas que reduzam a velocidade e sigam a sinalização durante a execução das obras de retaludamento na MT-251. Apesar de não haver interdição completa, a velocidade deverá ser reduzida e a sinalização temporária seguida a partir do início das obras. No entanto, caso interrupções ocorram no fluxo do trânsito, a secretaria deve informar à população com ao menos sete dias de antecedência.

🚧Os deslizamentos

Em menos de 24h, Portão do Inferno registra dois deslizamentos de terra

A região do Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá registrou duas quedas de rochas no final de 2023. Na época, motoristas que passavam no local gravaram parte das rochas caídas na pista. À noite, outro vídeo mostra policiais atuando na liberação da via, bloqueada por outro deslizamento.

Os vídeos mostram os veículos transitando na estrada, que não possui nenhuma proteção.

Com isso, o governo publicou uma portaria que interdita o tráfego de veículos de carga na região. Segundo o documento, a decisão foi tomada após o aumento significativo no fluxo de veículos de carga nas rodovias estaduais, o que causa degradação precoce do pavimento e o estremecimento da rodovia gerando constantes deslizamentos no Portão do Inferno.

O Noroeste

Recent Posts

Show das Águas é retomado e entra na fase final de testes para funcionamento completo

Após mais de três anos sem funcionamento para manutenção e revitalização, o tradicional Show das…

8 horas ago

Líder religioso é condenado a 8 anos de prisão por abusar sexualmente de fiéis em MT

Segundo a sentença, o réu, que também é advogado, usava o prestígio e a influência…

10 horas ago

Polícia Civil mira comércio de medicamentos vencidos e maus-tratos de animais

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso deflagrou nesta segunda-feira (13), a Operação Sanitas Animalis,…

10 horas ago

Idoso preso por matar jovem diz que vítima fez empréstimo de R$ 11 mil utilizando o nome dele

O idoso de 75 anos preso pelo assassinato de Julia Vitória do Prado Silva, de…

10 horas ago

Presidente do TCE destaca qualificação contínua em abertura de MBA com ministro

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o…

11 horas ago

Eleições 2026: TRE abre inscrições para mesários em mais de 8 mil seções eleitorais de MT; veja benefícios

Em outubro, mais de 2,5 milhões de mato-grossenses vão às urnas eletrônicas para escolher o…

13 horas ago