Categories: Featured

Capitão da PM é preso por agredir e cometer injúria contra soldado em MT; veja vídeo | Mato Grosso

O capitão da Polícia Militar, Cirano Ribas de Paula Rodrigues, de 40 anos, foi preso nessa quarta-feira (18), após agredir e proferir ofensas racistas contra um soldado durante uma briga em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá.

À polícia, a vítima relatou que o suspeito tentou ofendê-lo com declarações racistas, afirmando que ele era negro e que “não serviria nem para ser soldado”. Segundo o depoimento, Cirano também o chamou de “cachorro” e disse que “cachorro e preto senta no chão”.

A reportagem tenta contato com a defesa de Cirano Rodrigues.

Em nota, a Polícia Militar de Mato Grosso informou que exonerou o militar do cargo e que foi instaurado um procedimento administrativo para apurar a conduta do oficial. Cirano atuava como comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar de Brasnorte.

“A PM reforça que não coaduna com nenhum tipo de crime ou atividade ilícita por parte de seus integrantes”, diz trecho da nota.

Conforme o boletim de ocorrência, Cirano estava em um posto de gasolina, bebendo bebida alcoólica ao lado do soldado, quando passou a ofendê-lo. Durante a discussão, Cirano teria afirmado que a esposa do soldado o havia traído com ele e que o filho recém-nascido do militar, na verdade, seria seu. Ainda segundo o relato, Cirano chamou o colega de “corno” diante de outras pessoas no local.

Durante a discussão, a vítima tentou registrar as ofensas do capitão Cirano com o celular, com o objetivo de reunir provas. No entanto, ao perceber a tentativa de gravação, o comandante ataca o soldado.

O comandante quebrou o celular do soldado com as próprias mãos — Foto: Reprodução

Uma câmera de segurança do local flagrou o momento em que Cirano parte para cima da vítima, aplica um ‘mata-leão’ — técnica de estrangulamento usada em artes marciais — e, em seguida, quebra o celular ao meio.

O irmão da vítima, que é cabo da Polícia Militar, foi chamado até o local na tentativa de acalmar a situação e levar o soldado embora. Porém, assim que chegou, o cabo também acabou sendo alvo das ofensas e ameaças do capitão, que tentou intimidá-los e levar as vítimas para um local sem câmeras de segurança.

O policial foi preso e exonerado do cargo. Agora, ele será investigado por “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião”.

Cirano Ribas de Paula Rodrigues, de 40 anos, foi preso após agredir e proferir ofensas racistas contra um soldado — Foto: Reprodução

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (ACS-MT) também se pronunciou sobre o caso, afirmando que repudia qualquer forma de preconceito, discriminação e desrespeito dentro da corporação.

“Diante dos últimos fatos denunciados, se solidariza e dedica total apoio na defesa do soldado e cabo da Polícia Militar de Brasnorte, alvos de agressões físicas e verbais por parte do capitão, comandante local. A ACS desde o início disponibilizou a equipe jurídica para acompanhar os militares”, disse a associação em um comunicado.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

50 minutos ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

1 hora ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

1 hora ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

1 hora ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

1 hora ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

1 hora ago