Categories: Featured

TCE anuncia auditoria para avaliar situação da Unemat e sugere revisão de repasses

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a realização de uma auditoria para avaliar a situação da educação do  Estado e o papel desempenhado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O anúncio foi feito durante a reunião de instalação da Frente Parlamentar em prol do Campus Definitivo da Unemat de Rondonópolis, na quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), quando também sugeriu a revisão do percentual repassado pelo Governo do Estado ao setor.

Segundo Sérgio Ricardo, o trabalho vai dimensionar a importância da universidade para o desenvolvimento do estado, além de fornecer informações que possam embasar futuras decisões políticas e orçamentárias. “Vou apresentar o resultado desse estudo para o governador. A Unemat tem que ser mais do que é hoje. É preciso que se rediscuta o percentual da Receita Corrente Líquida para a educação do Estado e para a Unemat.”

Durante a reunião, Sérgio Ricardo também destacou a necessidade de ampliar o orçamento destinado à Unemat e defendeu que a educação seja tratada como política de Estado. “Os governos sempre têm que ultrapassar, e muito, o investimento na educação, muito acima do que determina a lei. Porque, através da educação, das faculdades, você qualifica a população.”

A Frente foi criada a partir de requerimento do deputado Sebastião Rezende, que reforçou que a luta pela unidade própria no município já dura mais de duas décadas. Segundo ele, a cidade tem quase 300 mil habitantes e a região sudeste de Mato Grosso concentra cerca de 800 mil pessoas, o que justifica a urgência da demanda. “Esse é um clamor da sociedade.”

O município, que hoje conta com um núcleo da universidade, já dispõe de estrutura física considerada superior à de outros campi no Estado. “Temos uma estrutura física invejável, que, seguramente, muitos campi do Estado não possuem. Estamos começando agora um trabalho muito forte para acharmos, com a maior celeridade possível, um meio para tornar o núcleo da Unemat um campus definitivo”, afirmou.

O líder do Movimento Pró-Campus, Daniel da Silva Gonçalves, ressaltou que a luta teve início em 2003 e envolve, além da cidade, outros dez municípios da região Sul de Mato Grosso. “Nós temos uma demanda gigantesca. A Unemat é uma universidade de qualidade e a região Sul tem uma participação muito forte no orçamento e no PIB do estado, então é digna de ter esta universidade lá”, afirmou.

Daniel também elogiou o anúncio da auditoria, destacando a dificuldade de acesso a informações atualizadas sobre a gestão da universidade. “Se você olhar hoje no portal da Unemat, na transparência, as informações mais recentes são de 2021. Nós estamos em 2025. Queremos entender quanto custa um campus e como os recursos estão sendo aplicados”, completou.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

50 minutos ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

1 hora ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

1 hora ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

1 hora ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

1 hora ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

1 hora ago