Categories: Destaque MTMT

Obra da Escola de Saúde Pública está com 83% de execução

Escola da Secretaria de Estado de Saúde é um importante instrumento de formação e qualificação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS)

A reforma da sede da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), no bairro Coophema, em Cuiabá, está 83% concluída e deve ser entregue ainda em 2025. O custo total da obra é estimado em R$ 28 milhões.

“Estamos reformando as instalações da Escola de Saúde Pública para seguir no propósito de fortalecer a política de Educação Permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Assim, vamos proporcionar um atendimento com mais qualidade à população de Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A reforma abrange nove salas de aula, um auditório, uma biblioteca, um estúdio, uma cozinha e refeitório, além do setor administrativo.

A infraestrutura incluirá oito salas de aula para 30 pessoas, e outra que comportará até 60 pessoas. Além disso, a unidade disponibilizará um auditório com capacidade para até 150 pessoas.

De acordo com a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, a parte estrutural da obra está perto de ser concluída: falta executar a pavimentação e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

“Esse sistema se encarrega de tratar e remover os poluentes do esgoto antes de o devolver à natureza, protegendo o meio ambiente. Depois disso, os móveis serão confeccionados e faremos os últimos ajustes”, explicou.

Após a finalização a obra, a Escola poderá realizar até 1.800 capacitações por mês, nas mais variadas modalidades, ou 21.600 capacitações por ano.

Segundo o superintendente em substituição da ESP, Juarez Roda Junior, a reforma é fundamental para a valorização dos profissionais e para impulsionar o desenvolvimento da pesquisa em serviços de saúde.

“Isso motiva as equipes da Escola de Saúde Pública para continuarem trabalhando na gestão da educação no SUS e no desenvolvimento das atividades educacionais para formação e qualificação profissional de excelência. A unidade espera uma reforma estrutural há mais de 20 anos. Com isso, a gestão da SES está investindo em um dos pilares mais importantes da sociedade, que é a educação”, afirmou.

Serviços

A Escola de Saúde Pública é referência em diversas áreas de especialização, incluindo hansenologia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, cerca de 100 profissionais estão envolvidos nas atividades administrativas da ESP. A instituição conta com um cadastro de cerca de mil profissionais qualificados para a realização de capacitações e para garantir a continuidade e a qualidade dos cursos oferecidos.

A unidade oferece cursos de Gestão da Educação na Saúde, Educação Permanente em Saúde, Integração Ensino-Serviço em Saúde, Ordenamento da Formação, Políticas de Ensino, Educação Profissional Pós-Técnica, Residência Integrada em Saúde, Política de Pesquisa, Política de Extensão, Política de Inovação, Linha Editorial e Revista Pantaneira de Saúde Coletiva.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

32 minutos ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

49 minutos ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

55 minutos ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

59 minutos ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

1 hora ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

1 hora ago