A reforma da sede da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), no bairro Coophema, em Cuiabá, está 83% concluída e deve ser entregue ainda em 2025. O custo total da obra é estimado em R$ 28 milhões.
“Estamos reformando as instalações da Escola de Saúde Pública para seguir no propósito de fortalecer a política de Educação Permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Assim, vamos proporcionar um atendimento com mais qualidade à população de Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A reforma abrange nove salas de aula, um auditório, uma biblioteca, um estúdio, uma cozinha e refeitório, além do setor administrativo.
A infraestrutura incluirá oito salas de aula para 30 pessoas, e outra que comportará até 60 pessoas. Além disso, a unidade disponibilizará um auditório com capacidade para até 150 pessoas.
De acordo com a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, a parte estrutural da obra está perto de ser concluída: falta executar a pavimentação e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
“Esse sistema se encarrega de tratar e remover os poluentes do esgoto antes de o devolver à natureza, protegendo o meio ambiente. Depois disso, os móveis serão confeccionados e faremos os últimos ajustes”, explicou.
Após a finalização a obra, a Escola poderá realizar até 1.800 capacitações por mês, nas mais variadas modalidades, ou 21.600 capacitações por ano.
Segundo o superintendente em substituição da ESP, Juarez Roda Junior, a reforma é fundamental para a valorização dos profissionais e para impulsionar o desenvolvimento da pesquisa em serviços de saúde.
“Isso motiva as equipes da Escola de Saúde Pública para continuarem trabalhando na gestão da educação no SUS e no desenvolvimento das atividades educacionais para formação e qualificação profissional de excelência. A unidade espera uma reforma estrutural há mais de 20 anos. Com isso, a gestão da SES está investindo em um dos pilares mais importantes da sociedade, que é a educação”, afirmou.
Serviços
A Escola de Saúde Pública é referência em diversas áreas de especialização, incluindo hansenologia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, cerca de 100 profissionais estão envolvidos nas atividades administrativas da ESP. A instituição conta com um cadastro de cerca de mil profissionais qualificados para a realização de capacitações e para garantir a continuidade e a qualidade dos cursos oferecidos.
A unidade oferece cursos de Gestão da Educação na Saúde, Educação Permanente em Saúde, Integração Ensino-Serviço em Saúde, Ordenamento da Formação, Políticas de Ensino, Educação Profissional Pós-Técnica, Residência Integrada em Saúde, Política de Pesquisa, Política de Extensão, Política de Inovação, Linha Editorial e Revista Pantaneira de Saúde Coletiva.
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (28/05) um reajuste de R$ 0,48 por litro no preço…
O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou, no último dia 22 de maio, uma Ação…
A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está convocando mais…
Moradores do Coxipó do Ouro viveram no último sábado (23) um momento histórico com a…
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Sinop deflagrou, nesta quinta-feira…
Otaviano Pivetta destacou que ações do governo levaram a melhorias concretas para a população, durante…