Categories: Featured

Ação de combate a incêndios terá kit e sala especial para monitoramento na seca I MT

A Operação Pantanal 2025, que visa a prevenção e combate a incêndios no bioma, foi lançada no Aeródromo do Parque Sesc Baía das Pedras. O Polo Socioambiental Sesc Pantanal apresentou sua estrutura, formada por brigadistas, equipamentos e frota motorizada, utilizada para proteger as três áreas naturais que somam 117 mil hectares.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural, em Barão de Melgaço, o Parque Sesc Baía das Pedras, em Poconé e o Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste são áreas de conservação criadas em Mato Grosso a partir da iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac. Campo para pesquisas sobre o Pantanal e Cerrado, com mais de 500 trabalhos já realizados, as unidades também abrigam dezenas de espécies de animais ameaçados de extinção.

A proteção dessas áreas, bem como o apoio em regiões próximas, compostas por comunidades tradicionais, fazendas e Terras Indígenas, é feita por meio da atuação de cerca de 70 pessoas, entre brigadistas, guardas-parques e auxiliares de parque. A infraestrutura utilizada inclui avião, caminhões-pipas, pás carregadeiras, tratores, embarcações, quadriciclos, caminhonetes, micro-ônibus e equipamentos de combate (bombas-costais, sopradores).

Neste ano, a instituição traz como novidade o kit combat, equipamento formado por uma caixa d’água e uma bomba d’água instalados numa caminhonete, que permite uma rápida ação diante de princípios de incêndio até a chegada de caminhões pipa. Além disso, a brigada efetiva, assim como a temporária, foi ampliada e realiza o trabalho preventivo durante todo o ano.

“Os incêndios florestais são um grande desafio para a conservação deste bioma tão importante para o mundo, principalmente durante os últimos anos, em que temos observado as alterações no ambiente, com o Pantanal reduzindo sua cobertura de água. Por isso, há quase 30 anos, o Sesc Pantanal tem ampliado e aperfeiçoado as técnicas de prevenção de combate, além de contar com uma robusta estrutura e a experiência de pantaneiros para este trabalho”, explica Cristina Cuiabália, gerente-geral do Sesc Pantanal.

O comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso, Rony Robson Cruz Barros, destacou que a Sala de Situação em Poconé, inaugurada durante a solenidade, atuará como centro operacional estratégico durante toda a temporada, especialmente no bioma Pantanal. “Esta região exige resposta rápida e altamente coordenada”, ressaltou.

Conforme o Decreto nº 1.403, de 1º de abril de 2025, está proibido o uso do fogo para limpeza e manejo das áreas de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal e de 1º de julho a 30 de novembro nos biomas Amazônia e Cerrado.

Além do Sesc Pantanal e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, estiveram presentes no lançamento representantes do Exército Brasileiro, Superintendência da Associação Brasileira de Inteligência em Mato Grosso (Abin-MT), Senado Federal, Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

12 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

12 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

13 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

13 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

13 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

13 horas ago