Categories: ALMT

Deputado Thiago Silva propõe ações emergenciais para enfrentar o feminicídio em Mato Grosso

Diante do avanço da violência de gênero, o parlamentar encaminhou ao governo do estado propostas para reforço no policiamento, delegacias da mulher 24h e punições mais severas

Diante do alarmante crescimento dos casos de feminicídio em Mato Grosso, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou uma série de propostas ao governo do estado, defendendo a adoção de medidas emergenciais e a ampliação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. Entre as ações sugeridas estão o reforço no policiamento, o funcionamento ininterrupto das delegacias da mulher, campanhas permanentes de conscientização e prevenção da violência doméstica, além de maior integração entre os Poderes e instituições públicas para o enfrentamento da violência de gênero.

As medidas foram defendidas pelo parlamentar em pronunciamento realizado nesta quarta-feira (25), durante a sessão plenária. O parlamentar também solicitou à bancada federal de Mato Grosso e ao Congresso Nacional a aprovação de leis mais rígidas e punições mais severas para crimes de feminicídio. Reivindicou, ainda, a convocação dos aprovados no último concurso da segurança pública, a criação de novas delegacias da mulher com atendimento 24 horas em todas as regiões do estado e a implantação de salas especializadas para acolhimento humanizado às vítimas.

Thiago Silva destacou a urgência de respostas concretas diante da crescente vulnerabilidade das mulheres no estado. “Os números são assustadores. Vimos o caso estarrecedor ocorrido nesta semana em Lucas do Rio Verde, onde um marido assassinou sua esposa, Gleici Kely, e esfaqueou a filha, além de outros casos diários que acontecem em todo o estado. Não podemos cruzar os braços enquanto vidas são perdidas para a violência. Infelizmente, o que vemos é o aumento anual da violência contra a mulher, e precisamos de punições mais severas por parte do Judiciário e do Congresso Nacional. Nosso estado lidera a posição vergonhosa dos altos índices de violência doméstica, e temos que mudar esta realidade com o apoio da nossa bancada federal”, afirmou o deputado.

Ele também reforçou a necessidade de ampliar o debate sobre violência doméstica, com programas de conscientização em escolas, universidades, hospitais e no serviço público.

“A educação é a base da prevenção. Precisamos ensinar desde cedo sobre respeito e os mecanismos de denúncia, para que as próximas gerações não repitam esse triste ciclo de violência que tem ocorrido em Mato Grosso”, afirmou o deputado.

Estatísticas – Segundo a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), Mato Grosso registrou 8.144 atendimentos em 2024, um aumento de 65,5% em relação ao ano anterior, que contabilizou 4.920 chamados. Além disso, o estado teve um crescimento de 59,9% no número de denúncias, saltando de 957 em 2023 para 1.531 em 2024, sendo 1.389 por telefone e 117 via WhatsApp. Os dados da Polícia Civil também revelam um cenário devastador: os feminicídios registrados no estado em 2024 deixaram 83 crianças órfãs de mãe.

“A cada dia que passa, mais mulheres correm risco. O poder público precisa assumir sua responsabilidade de forma conjunta e agir para mudar essa realidade”, disse a comerciante Suellen Cristina.

O Noroeste

Recent Posts

PL de autoria de Max Russi reconhece Folia de Reis como patrimônio histórico de MT

O texto ainda reconhece a cidade de Dom Aquino como a capital mato-grossense das Folias…

5 horas ago

Duas cidades de Mato Grosso entram no ranking dos 50 destinos mais procurados do Brasil

Ranking considera diversos indicadores, como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade, fluxo turístico e presença…

5 horas ago

Ex-vereador é uma das vítimas fatais do acidente entre veículos de passeio e carreta em VG

Foram identificados os dois motoristas que morreram no grave acidente registrado na manhã desta sexta-feira…

6 horas ago

Max Russi afirma que CPI da Saúde deve ser questionada na Justiça I MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que a instalação da CPI…

6 horas ago

Jovem fica presa em bueiro e é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Cuiabá; veja vídeo

Estudante de jornalismo da UFMT relatou dor e inchaço, mas exames não indicaram fratura. Um…

6 horas ago

Colega é preso suspeito de matar capataz por colocar pouco sal nos cochos de fazenda em MT

A fazenda fica localizada a 184 km do centro da cidade. Após o crime, o…

6 horas ago